Topo

Amiga de Mariana Bazza desabafa: "desculpa por não ter te salvado"

Heloisa Passarello (e) e a amiga Mariana Bazza, que morreu após troca de pneu em Bariri (SP) - Reprodução/Facebook
Heloisa Passarello (e) e a amiga Mariana Bazza, que morreu após troca de pneu em Bariri (SP) Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

26/09/2019 20h16

Resumo da notícia

  • Mariana Bazza desapareceu em Bariri na terça. O corpo foi encontrado em um canavial
  • Rodrigo Pereira Alves foi preso e admitiu o crime, mas voltou atrás na confissão
  • No dia do sumiço, Mariana estava em uma academia com a amiga Heloísa
  • Heloísa foi embora de moto; Mariana aceitou ajuda de Rodrigo para trocar o pneu do carro
  • A amiga disse em texto que achou estranha a insistência de Rodrigo para ajudar Mariana

Heloisa Passarello postou hoje em seu Facebook uma despedida para a amiga Mariana Bazza, 19, que foi encontrada morta ontem, um dia após pedir ajuda para trocar um pneu do seu carro em Bariri (SP). O sepultamento aconteceu hoje sob forte comoção da família e de amigos da estudante de fisioterapia.

No texto, Heloísa, que teria sido a última pessoa próxima a Mariana a vê-la antes do desaparecimento, afirmou que achou "estranho" o homem que se dispôs a ajudar a jovem a trocar um pneu de seu carro. As duas saíram juntas de uma academia na terça-feira pela manhã: Heloísa foi embora de moto, e Mariana aceitou ajuda do rapaz ao ver que o pneu estava murcho. Ele está preso e chegou a confessar ter matado a moça, mas voltou atrás e agora nega participação no crime.

"Desculpa por não ter ido embora com você, por ter achado estranho e não ter te alertado, por não insistir mais que duas vezes para que você fosse embora com o pneu murcho, porque dava tempo de chegar em casa assim como ele insistia para ajudá-la, desculpa por não ter esperado e ficado você lá mais tempo, por não ter desconfiado minutos antes, por não ter voltado no cross 10 minutos mais cedo para ver gravações", escreveu Heloisa.

Em sua declaração, a amiga ainda agradece Mariana pelos momentos que passaram juntas.

"Obrigada pelos conselhos, por me ajudar escolher alguma roupa, por me ajudar em alguma matéria de Sociologia ou Filosofia (até porque nós duas odiávamos matemática), por me ensinar as partes do corpo quando no dia seguinte do treino eu mostrava onde doía e você dizia o nome, por sempre estar ao meu lado, nas horas boas e nas ruins."

Leia abaixo a mensagem de Heloisa na íntegra:

DESCULPA

É assim que eu começo meu texto, pedindo Desculpas a você. Desculpa por não ter ido embora com você (como era rotina de toda terça-feira), desculpa por ter achado estranho e não ter te alertado, desculpa por não insistir mais que duas vezes para que você fosse embora com o pneu murcho porque dava tempo de chegar em casa assim como ele insistia para ajudá-la, desculpa por não ter esperado e ficado você lá mais tempo, desculpa por não ter desconfiado minutos antes, desculpa por não ter voltado no cross 10 minutos mais cedo para ver gravações...

DESCULPA,

desculpa por não ter te salvado. Hoje enquanto eu me despedia do seu corpo eu não consegui dizer outras palavras a não ser "DESCULPA". Em meio tantas Desculpas eu digo também OBRIGADA. Obrigada por ter sido a amiga que foi, obrigada pelos conselhos, obrigada por me ajudar escolher alguma roupa, obrigada por me ajudar em alguma matéria de Sociologia ou Filosofia (até porque nós duas odiávamos matemática), obrigada por me ensinar as partes do corpo quando no dia seguinte do treino eu mostrava onde doía e você dizia o nome, obrigada por sempre estar ao meu lado, nas horas boas e nas ruins.

Eu jamais vou esquecer de quando você "roubava no treino" nos exercícios e até mesmo na corrida que enquanto você caminhava e eu saia para correr e você dizia "filha da puta" me esperando dar a volta no canteiro e você cortar ele pra vir de de encontro comigo dizendo que não estava afim de correr naquele dia. Para sempre irei lembrar do nosso ultimo momento juntas, na qual você ria de mim na hora do alongamento final porque eu tinha espirrado desodorante na blusa e estava marcado como se fosse "suor" e fez gesto de "fedo".

Nós saímos dizendo "até quinta" e rindo, mas eu não imaginava realmente que o "até quinta" fosse ser assim. Terça eu tive a oportunidade de te observar pular corda (coisa que nunca tinha feito) e também tive a oportunidade de passar rindo com você o nosso último momento juntas. Hoje eu li um print de conversa nossa onde você dizia " sabe que estarei contigo" e você esteve, nós estivemos uma com a outra até o ultimo segundo e hoje eu estou com você, mas no coração e sempre estarei. Nós juramos ser amigas para sempre e assim será.

Descanse em paz, te amo

O crime

Mariana e a amiga saíram da academia por volta das 8h de terça-feira (24). A colega disse à polícia que pegou sua motocicleta e saiu em direção ao trabalho. Já Mariana, segundo câmeras de segurança que estão de posse da Polícia Civil, dirigiu-se até seu veículo e notou que o pneu estava murcho.

Nesse instante, as câmeras flagraram um homem se aproximar dela e oferecer ajuda para a troca do pneu. O rapaz conversou com Mariana e logo em seguida se dirigiu para uma chácara em frente à academia. Ainda de acordo com as imagens do circuito interno de segurança, após conversar com o rapaz, Mariana entrou no carro e o guiou para dentro da chácara. Cerca de 1 hora depois, o veículo saiu do local, mas não é possível identificar pela gravação quem está no volante.

Uma pessoa saiu pela porta do motorista, voltou após alguns segundos e arrancou com o veículo. Cerca de uma hora depois, o acusado retornou com o veículo de Mariana para o interior da Chácara, ficou mais cerca de 30 minutos e saiu novamente. Toda essa ação foi flagrada pelas câmeras de vigilância da academia frequentada pela jovem.

Enquanto o rapaz trocava o pneu do carro, Mariana chegou a fotografá-lo e, numa rápida conversa por uma rede social, enviou a foto para seu namorado.

"Ela não mandou porque estava com medo ou receosa, mandou para me mostrar o que tinha acontecido, mal sabia ela que aquela foto ajudaria a esclarecer sua morte", comentou Jeferson Viana.

O suspeito Rodrigo Pereira Alves, conhecido como Rodriguinho, 33 anos, foi preso e confessou ter matado a jovem a facadas, segundo a polícia. Depois, porém, ele negou participação e disse que havia confessado porque foi agredido pelos policiais.