Topo

Esse conteúdo é antigo

PMs agridem homem rendido e vizinhos que tentam prestar socorro em Barueri

Do UOL, em São Paulo

14/06/2020 09h43

Policiais militares agrediram um homem rendido na noite de sexta-feira (12), no bairro do Jardim Belval, em Barueri, na Grande São Paulo. Seis PMs bateram também nos vizinhos que tentaram proteger a vítima. O governo estadual disse que os agentes foram afastados.

Um vídeo feito por uma testemunha mostra o momento em que as agressões começaram. O homem estava sentado na calçada com o celular na mão quando uma viatura estaciona, policiais descem do carro e um deles rende a vítima com uma gravata no pescoço.

Embora o homem já estivesse algemado e deitado no chão, os oficiais prosseguem com as agressões. Ao notarem o abuso policial, três vizinhos saem de casa para pedir que os PMs interrompessem as agressões.

Eles, no entanto, foram surpreendidos por outros policiais, que deixaram a viatura e os agrediram com golpes de cassetete.

Fora do protocolo policial

Em nota, a Ouvidoria da Polícia de São Paulo afirmou que "agressões não fazem parte do protocolo de abordagem das polícias paulistas" e que pediria à Corregedoria da PM a identificação dos envolvidos e seu afastamento "ao menos até o término das investigações".

Também em nota, a Secretaria de Segurança Pública disse que "os excessos" registrados são "lamentáveis e não condizem com as práticas da Polícia Militar".

"Os policiais envolvidos nessas ocorrências foram imediatamente afastados de suas funções e respondem a inquéritos militares. A Corregedoria acompanha de perto as investigações e o Ministério Público será notificado", diz a nota.

Pelo Twitter, o governador João Doria (PSDB) também se manifestou. "Absolutamente condenáveis as atitudes dos policiais militares que abusaram da força, em duas ações policiais, uma na capital e outra em Barueri."

Agressão em São Paulo

O governador se referia a outro caso, ocorrido na capital paulista. Policiais militares espancaram um jovem já rendido no Jaçanã, zona Norte, na madrugada de sábado (13). Um vídeo flagrou os oficiais agredindo com socos, chutes e cassetetes um jovem que estava rendido e que, ao tentar se defender, dizia ser trabalhador e informava estar na casa da namorada.

Segundo a PM, oito policiais da Força Tática do 43º Batalhão foram afastados das ruas.