Topo

Esse conteúdo é antigo

FAB procura avião que desapareceu após decolagem no Pará

Cessna 210, prefixo PT-IRJ, partiu da cidade de Alenquer com destino a Itaituba - Reprodução
Cessna 210, prefixo PT-IRJ, partiu da cidade de Alenquer com destino a Itaituba Imagem: Reprodução

Ed Rodrigues

Colaboração para o UOL, no Recife

29/01/2021 17h10

Um avião que seguia da cidade de Alenquer (PA) rumo a Itaituba (PA), desapareceu ontem logo após a decolagem. O modelo monomotor Cessna 210, prefixo PT-IRJ, tinha a bordo o piloto, Antônio Sena, e outro homem identificado apenas como o proprietário da aeronave, que está registrada em nome de Edwaldo Cesar Caldeira da Silva.

A aeronave foi dada como desaparecida quando outro avião que levantou voo momentos depois do Cessna pilotado por Toninho Sena, como é chamado pelos colegas de trabalho, e com o mesmo destino, aterrisou no garimpo Califórnia, em Itaituba, ainda ontem.

O piloto do segundo avião percebeu que o Cessna não havia pousado e reportou o possível problema. De imediato, o Salvaero (Serviço de Busca e Salvamento) da FAB (Força Aérea Brasileira) foi acionado.

Pilotos que trabalham na região disseram que dois aviões estão sobrevoando tanto Alenquer quanto a região de Itaituba — distantes cerca de 300 km uma da outra — para ajudar na busca do Cessna desaparecido.

O UOL procurou a FAB para obter mais informações sobre o caso. Em nota, a FAB disse que está apurando mais detalhes sobre a "trajetória da aeronave no intuito de estabelecer as novas fases da operação". Além disso, acrescentou que uma aeronave SC-105 Amazonas SAR decolou na manhã de hoje para a área onde ocorrem as buscas.

Toninho Sena é natural do Pará e carrega muita experiência com aeronaves do porte do Cessna. Em umas de suas redes sociais, o pitolo mostra suas passagens por pelo menos três empresas do ramo da aviação. Duas delas fazem serviço de táxi aéreo.

Confira o comunicado da FAB na íntegra:

"O Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico Amazônico (ARCC-AZ), unidade da Força Aérea Brasileira responsável por coordenar as operações de buscas aéreas na região, foi notificado sobre o desaparecimento da aeronave de prefixo PT-IRJ, que decolou de Alenquer (PA).

Conforme estabelecido nas normas internacionais de busca e salvamento, o Centro de Coordenação realiza, desde a notificação do desaparecimento, o levantamento de dados sobre a aeronave e a apuração sobre a possível trajetória da aeronave no intuito de estabelecer as novas fases da operação e de comunicar as autoridades responsáveis

Uma aeronave SC-105 Amazonas SAR decolou nesta manhã com destino à área delimitada para as buscas."