Topo

Esse conteúdo é antigo

SC: Irmãos advogados morrem de covid-19 em intervalo de 24 horas

Irmãos Celso Correia Zimath e Herbert Zimath Junior morreram de covid em intervalo de 24 horas - Divulgação/OAB
Irmãos Celso Correia Zimath e Herbert Zimath Junior morreram de covid em intervalo de 24 horas Imagem: Divulgação/OAB

Hygino Vasconcellos

Colaboração para o UOL, em Chapecó (SC)

27/03/2021 18h53

Dois irmãos, ambos advogados, morreram ontem após complicações pela covid-19 em Santa Catarina. Celso Correia Zimath, 66 anos, estava hospitalizado em Joinville; e Herbert Zimath Junior, 72 anos, em Balneário Camboriú.

Os dois atuaram na subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Joinville, no norte do estado. Ambos integravam a 2ª Turma do Tribunal de Ética e Disciplina da entidade. Celso chegou a ser presidente da subseção entre 2004 a 2006. A entidade local e a estadual decretaram luto oficial de três dias.

O velório e o sepultamento ficaram restritos para a família, ainda segundo a subseção da OAB em Joinville.

O presidente da OAB-SC, Rafael Horn, manifestou solidariedade à família e amigos.

"É um dia duplamente triste. Perdemos dois homens de ordem, dois irmãos que foram grandes exemplos para a advocacia catarinense. Celso teve uma vida dedicada à advocacia e foi referência para uma geração de advogados. O luto da OAB-SC homenageia sua grande contribuição à advocacia e ao fortalecimento da Ordem dos Advogados do Brasil", declarou Horn.

No Instagram, o presidente da OAB/SC disse que estava com o "coração despedaçado" com a perda do "amigo e irmão", nas palavras dele.

"Celso Zimath, que hoje nos deixou com seu irmão Herbert, outro brilhante colega e homem de ordem. Uma ironia do destino tirou a vida, num mesmo dia, de dois irmãos de sangue, advogados com A maiúsculo, que se somam às milhares de vítimas da covid-19. Força e resiliência para superar tantas perdas.

Covid-19 já matou 949 pessoas em Joinville

Em Joinville, já foram registrados 949 óbitos e 76.856 casos confirmados por coronavírus. Há hoje 3.246 pessoas sendo monitoradas devido à doença.

Já Santa Catarina perdeu 10.419 moradores para a doença - só hoje foram 101 novos óbitos. No Estado, já foram registrados 793.856 casos confirmados para covid e há 30.660 pessoas sendo monitoradas.

Ontem, o índice de distanciamento social estava em 30,2%. Enquanto isso, há 382 pessoas aguardando a abertura de leitos de UTI no Estado —com Joinville com o maior número (101).