Topo

Esse conteúdo é antigo

Homem sem braços preso em suspeita de assalto diz ser perseguido pela PM

Polícia disse que flagrou homem que dirigia com a perna fugindo durante abordagem - Divulgação
Polícia disse que flagrou homem que dirigia com a perna fugindo durante abordagem Imagem: Divulgação

Jean Sfakianakis

Colaboração para o UOL, em São Paulo

29/03/2021 12h53Atualizada em 30/03/2021 14h45

Preso na quinta-feira (25) sob suspeita de participar de uma tentativa de assalto, Leonardo de Souza Cavalcante, de 23 anos, conhecido como a primeira pessoa sem braços a tirar CNH (Carteira Nacional de Habilitação) no estado do Amazonas, disse ao UOL que é alvo de perseguição por parte dos militares, que teriam "raiva dele".

Leonardo foi detido na semana passada após ser flagrado com uma arma de fogo em um carro que dirigia, na zona sul de Manaus. Após ser liberado mediante ao pagamento de fiança, ele deu sua versão sobre o corrido na noite de quinta, que repercutiu na mídia nacional no dia seguinte.

Perguntado sobre o que teria acontecido na abordagem policial, o homem respondeu: "Eles querem me f****, eles têm raiva de mim, não sei se eles queriam ser eu", desabafou. Cavalcante diz ser alvo de perseguição dos policiais, mas não revelou o motivo pelo qual isso acontece.

Famoso por ter alcançado algo inédito no Estado do Amazonas: ser o primeiro indivíduo sem braços a tirar CNH (ele dirige e faz outras atividades — como digitar pelo celular — com os pés), em 2016, ele diz que não estava envolvido em nenhuma tentativa de assalto naquela noite.

"Eu estava indo buscar a minha namorada, quando vi dois rapazes na rua. Eles me pediram carona até a Feira do Panair (bairro de Manaus), eu disse que eles poderiam entrar e fomos. Não sabia que estavam armados", afirma ele. Os dois homens em questão fugiram quando uma viatura da polícia abordou o veículo de Leonardo, mas deixaram uma arma de fogo calibre 32 para trás.

Arma é apreendida com o 1º indivíduo sem braços habilitado do AM - Divulgação/Secom  - Divulgação/Secom
Arma é apreendida com o 1º indivíduo sem braços habilitado do AM
Imagem: Divulgação/Secom

Questionado sobre sua relação com os homens que entraram no carro, Leonardo diz que só os conhecia "de vista", e por isso aceitou dar a carona. "Não eram meus amigos, eu estava indo buscar minha namorada quando eles gritaram pedindo a carona", disse.

Em nota, a Secom (Secretária de Comunicação) do Estado afirmou que "Policiais militares da 2ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), detiveram um jovem de 23 anos, envolvido numa tentativa de roubo, frustrada pela unidade, na noite de quinta-feira (25) e apreenderam uma arma de fogo, na zona sul da capital", escreveu.

A Secom acrescentou que "o motorista saiu em fuga, e em ato contínuo, os policiais realizaram um cerco e abordaram o carro em frente a uma Vila Militar, na avenida Desembargador Felismino Soares, bairro Colônia Oliveira Machado", conforme o relato.

A versão de Leonardo, no entanto, difere da contada pela instituição. "Quando a polícia me deu farol alto eu procurei um lugar seguro e estacionei, afinal eu não ia parar no meio do trânsito. Eles estavam em duas viaturas. Quando os dois pularam do meu carro, por que uma viatura não foi atrás deles e a outra ficou comigo?", indagou.

Ouvida pela reportagem, uma fonte com proximidade dos fatos disse que Leonardo é alvo de denúncias da população manauara. Entre elas estão perturbação por volume alto no carro de som e ligação com criminosos. O suspeito nega.

De acordo com a delegada Grace Jardim, titular do 2º Distrito Integrado de Polícia (DIP), responsável pelo caso, Leonardo foi posto em liberdade após pagar fiança arbitrada pela polícia no valor de R$ 1 mil.

Ele foi preso em flagrante pelo crime de porte ilegal de arma de fogo de uso permitido, que é afiançável. Leonardo vai responder um inquérito policial em liberdade.

A delegada disse, ainda, que o caso segue em investigação para identificar e prender a dupla que estava com Leonardo na hora do crime. Segundo a denuncia, Leonardo estava dando apoio a ocupantes de um veículo que praticavam assaltos. Em depoimento, o suspeito se reservou ao direito de permanecer calado.

1º habilitado sem braços do AM

Em reportagem à TV Record, em 2017, Leonardo contou sua história de superação ao se tornar o primeiro habilitado sem braços do Estado.

O jovem tinha o sonho de dirigir e comprou um veículo adaptado para PCD (pessoas com deficiência) assim que completou 18 anos. "Ele é o motorista do pedaço, apaixonado por direção", disse a mãe do jovem à época. Em uma reportagem especial ao UOL Olimpíadas, em 2016, Leonardo contou como aprendeu nadar com botos.

Leonardo contou história na TV, em 2017 - Reprodução/TV Record - Reprodução/TV Record
Leonardo contou história na TV, em 2017
Imagem: Reprodução/TV Record