Topo

SP: Cemitério na zona norte suspende sepultamentos por falta de espaço

Cemitério Cachoeirinha, na zona norte de São Paulo, em 2015 - Zanone Fraissat/Folhapress
Cemitério Cachoeirinha, na zona norte de São Paulo, em 2015 Imagem: Zanone Fraissat/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

30/03/2021 21h12

O Sindsep (Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública e Autarquias no Município de São Paulo) informou hoje que o Cemitério Nova Cachoeirinha, na zona norte da capital paulista, suspendeu as atividades de sepultamento por falta de espaço para abertura de novas sepulturas.

Segundo a Secretaria Municipal de Subprefeituras, o cemitério "não foi e não será fechado". A pasta, porém, afirma que estão sendo realizados apenas os enterros de crianças e de quem já possui túmulos.

De acordo com o sindicato, será preciso exumar corpos enterrados há mais de três anos para viabilizar os novos sepultamentos. Entretanto, a prefeitura disse que o procedimento de atividades necessárias será realizado de forma regular.

Ao jornal SP2, da TV Globo, o secretário de Subprefeituras, Alexandre Modonezi, afirmou: "Hoje é o pior momento da história do sistema funerário na cidade de São Paulo". Ele, porém, disse que a prefeitura já tem uma logística preparada para a situação.

O Cemitério Nova Cachoeirinha é o segundo maior da cidade de São Paulo. Nele e em outros três cemitérios do município — São Luiz, na zona sul, Vila Formosa e Vila Alpina, na zona leste —, foram autorizados enterros noturnos. Os lugares que costumavam funcionar das 7h às 18h estão agora funcionando até às 22h.

A medida faz parte do plano de contingenciamento funerário, que foi apresentado pela prefeitura em 2020. Ela leva em consideração a quantidade de óbitos ocorridos em 24 horas na cidade.

São Paulo registrou 279 óbitos por covid-19 nas últimas 24h. A média móvel de mortes na cidade é de 171,86. Se fosse um estado, o município seria o quarto com mais mortes no país. Apenas o Rio de Janeiro (283), o Rio Grande do Sul (412) e o próprio estado de São Paulo (1.209) tiveram mais óbitos.