Topo

Esse conteúdo é antigo

Equipe de saúde se arrisca em jangada para levar vacina contra covid no AP

Abinoan Santiago

Colaboração para o UOL

25/05/2021 15h26Atualizada em 26/05/2021 08h54

Uma equipe de profissionais de saúde se arriscou na travessia de um igarapé na zona rural de Laranjal do Jari, a 265 quilômetros de Macapá, para aplicar a segunda dose da vacina contra a covid-19 em ribeirinhos. Um vídeo do momento viralizou nas redes sociais.

Nas imagens, seis pessoas tentam se equilibrar em pé em uma jangada de madeira improvisada durante uma forte correnteza. Eles conseguem atravessar somente com o auxílio de uma corda, que levou a estrutura de madeira até a outra margem.

Você pode assistir a toda a programação do Canal UOL aqui

O flagrante do desafio enfrentado pela equipe de saúde repercutiu na internet. Em uma das postagens, compartilhada pelo deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ), já são mais de 3 mil reações de seguidores. "Viva os trabalhadores do SUS [Sistema Único de Saúde]", comentou o parlamentar na legenda do post.

De acordo com a prefeitura de Laranjal do Jari, a correnteza foi consequência da cheia que o município enfrenta no rio Jari, que está mais de 2,47 metros acima do nível esperado. A cidade está em estado de emergência, com 7 mil moradores afetados pela enchente.

Mesmo com a situação, os profissionais de saúde decidiram se arriscar para aplicar a segunda dose da CoronaVac dentro do prazo estipulado pelos fabricantes. Foram vacinadas seis pessoas, entre idosos e ribeirinhos com comorbidades.

"A gente como profissional de saúde tem certo receio, mas o que nos motivava naquele momento era o amor pela profissão e o gesto de ajudar as comunidades que são tão distantes e carentes de acesso. Sentimos medo, mas como profissional buscamos nos manter firmes para exercer nosso trabalho", disse ao UOL a enfermeira Aline Correa, de 28 anos, que estava na jangada.

Laranjal do Jari está em situação de emergência por cheia do rio Jari - Divulgação/Prefeitura de Laranjal do Jari - Divulgação/Prefeitura de Laranjal do Jari
Laranjal do Jari está em situação de emergência por cheia do rio Jari
Imagem: Divulgação/Prefeitura de Laranjal do Jari

Também foram levados testes rápidos e demais serviços de saúde à comunidade, chamada de São Pedro. A equipe era composta por médico, dentista, enfermeiro, técnico em enfermagem e motorista.

Segundo a prefeitura de Laranjal do Jari, a campanha de vacinação continua mesmo com os problemas causados pela cheia. A cidade, com população estimada em 51 mil pessoas, tem 8.288 casos confirmados, sendo 8.073 recuperados da covid-19. São 92 óbitos decorrentes da doença.

"Tem várias equipes em meio às enchentes levando a vacinação para atender as pessoas que precisam tomar a segunda dose. Digo até para não se arriscarem, mas a missão deles na profissão é maior. Se não fosse o SUS, só Deus sabe como estaríamos agora", afirmou o secretário municipal de Saúde, Marcel Menezes.