Topo

Esse conteúdo é antigo

Avião é arrastado em pista de aeroporto durante tempestade de poeira em SP

Do UOL, em São Paulo

27/09/2021 11h46Atualizada em 27/09/2021 11h46

Um avião da Azul virou no meio do pátio no Aeroporto Estadual Dr. Leite Lopes, em Ribeirão Preto (SP), durante a tempestade de poeira que ocorreu no interior paulista na tarde de ontem. O fenômeno passou por locais como Presidente Prudente, Jales, Araçatuba, Barretos e algumas cidades de Minas Gerais que fazem fronteira com o estado.

Em imagens publicadas em redes sociais, a aeronave ATR 72-600 aparece sendo virada pelos fortes ventos da região. No cenário, é possível observar outros objetos também voando na pista enquanto ocorre a tempestade.

Segundo a plataforma de dados RadarBox, a aeronave chegou às 14h53, em um voo que vinha de Campinas (SP). Por volta das 16h, o aeroporto atingiu temperaturas de 32ºC, de acordo com a RedeMet (Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica).

Também foram registrados ventos de 18 km/h, chegando a um pico de 55 km/h após às 18h e rajadas de até 92 km/h. Relatos nas redes sociais mostram a nuvem de areia se formando a partir das 15h30.

Segundo análise de Pedro Cortês no UOL News, professor do IEE/USP (Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo), a nuvem que assustou moradores da região se formou pela combinação de "solo muito ressecado, sem umidade que retenha essa poeira na superfície e, quando vem a chuva, o vento tem poder de levantar essa poeira, porque tem circulação vertical intensa".

O UOL entrou em contato com a Azul, que confirmou o ocorrido e informou que a aeronave estava parada no pátio do aeroporto. "A companhia ressalta que não houve feridos e que, logo após o ocorrido, a aeronave foi inspecionada pela área de manutenção", diz nota.