Topo

Esse conteúdo é antigo

Incêndio atingiu 46 hectares do Parque do Cocó; polícia investiga causas

Vista aérea do local atingido pelo incêndio no Parque do Cocó entre 17 e 18 de novembro de 2021 - Divulgação/Sema
Vista aérea do local atingido pelo incêndio no Parque do Cocó entre 17 e 18 de novembro de 2021 Imagem: Divulgação/Sema

Do UOL, em São Paulo

20/11/2021 11h09Atualizada em 20/11/2021 11h21

A área atingida pelo incêndio no Parque do Cocó, em Fortaleza, na última quarta-feira (17), foi de 46,2 hectares, concluiu a administração do local, valor equivalente a mais de 40 estádios de futebol. A estimativa inicial era de entre 10 e 20 hectares. O perímetro do incêndio florestal foi estimado em 3,77 quilômetros.

A análise foi feita por técnicos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), da Superintendência do Meio Ambiente (Semace) e do Corpo de Bombeiros, que apontou indícios de que o incêndio possa ter sido criminoso.

"Às vezes pode ser um criminoso sem intenção. O parque corta a cidade, e é muito comum as pessoas queimarem lixo. Em um período seco, com ventos, podem gerar incêndios. Outra hipótese é que ele tenha sido motivado por fogos de artifício do jogo entre Ceará e Fortaleza", disse Paulo Lira, gestor do parque ao UOL.

O fogo durou quase um dia e foi totalmente extinto no final da quinta-feira. A fumaça e a fuligem se espalharam por vários bairros da capital cearense. A maior parte da área afetada seria de capinzal. Nas áreas onde árvores foram atingidas será feito o replantio.

As causas do incêndio serão definidas após um trabalho rigoroso de perícia que começou a ser feito pela Perícia Forense do Ceará (Pefoce), na tarde de ontem. A Polícia Civil do Estado do Ceará investiga o caso por meio da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA).