Parque do Cocó: incêndio espalha fumaça e fuligem por bairros de Fortaleza
Bairros próximos ao Parque do Cocó, na cidade de Fortaleza, amanheceram sob fumaça e com forte cheiro de queimada devido ao incêndio que atinge o parque desde o final da tarde de ontem. Os bombeiros ainda tentam eliminar "focos remanescentes" no local e veem indícios de que o incêndio possa ter sido criminoso.
O Parque do Cocó é uma área de conservação da vida natural. É o maior parque natural em área urbana do Norte e Nordeste e o quarto da América Latina, sendo o maior fragmento verde da capital cearense, com extenso manguezal e dunas milenares no entorno. Tem mais de 2 km de trilhas interligadas. Ele corta 18 bairros da capital cearense. Para se ter ideia, sua área equivale a dez vezes a área do Parque Ibirapuera, em São Paulo.
O fogo teve início por volta das 18h30 de ontem, às margens do rio Cocó, na região do bairro Salinas e, conforme Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), ainda não se sabe o que provocou as chamas. Foram localizados 12 focos de incêndio, os primeiros próximos à avenida Raul Barbosa. Bairros como Aerolândia, São João do Tauape, Vila União e Montese amanheceram com as ruas cobertas pela fumaça.
"A gente ainda não tem certeza, mas pode ter sido um incêndio criminoso. Às vezes pode ser um criminoso sem intenção. O parque corta a cidade, e é muito comum as pessoas queimarem lixo. Em um período seco, com ventos, podem gerar incêndios. Outra hipótese é que ele tenha sido motivado por fogos de artifício do jogo de ontem, entre Ceará e Fortaleza", disse Paulo Lira, gestor do Parque do Cocó ao UOL.
Lira espera que o incêndio seja controlado até o fim do dia de hoje. Ele estima que entre 10 e 20 hectares foram atingidos e avaliou que 90% do incêndio atingiu o capinzal. "Praticamente não teve comprometimento da floresta", afirmou.
"Havia vários pontos com chamas, com diferentes focos, o que provavelmente indica a ação humana, como em quase todos os incêndios em vegetação no Ceará", informaram os bombeiros. Ainda segundo eles, a área é de difícil acesso, com pontos com lama até o joelho, e há chamas em raízes, o que torna o combate mais complexo.
"Acontece muito nesse período de ventos fortes, baixa umidade incêndios provocados pela queima de lixo. Esse segundo semestre é época de incêndio no Ceará. Mas em 7 anos como secretário, nunca vi um incêndio tão grande. O parque atravessa 15 bairros da cidade, acompanha 20 quilômetros do rio Cocó. Felizmente, atingiu poucas árvores", disse o secretário estadual do Meio Ambiente do Ceará, Artur Bruno.
Nas redes sociais, moradores comentaram a situação e lamentaram o incêndio no parque.
o parque do cocó pegou fogo e hoje estamos quase sufocando de tanta fumaça
-- Thais Araujo (@_thaisaraujo24) November 18, 2021
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.