Topo

Esse conteúdo é antigo

Posto de gasolina desaba durante tempestade na Bahia; veja vídeo

Do UOL, em São Paulo

26/01/2022 18h26Atualizada em 26/01/2022 19h20

Um caminhoneiro filmou o momento no qual um posto de gasolina desabou na cidade de Poções, no sudoeste da Bahia, por causa das fortes chuvas registradas na região na tarde de ontem.

Conhecido por transmissões das estradas brasileiras no YouTube, o responsável pelo vídeo, apelidado de "Zé Luiz Datena dos Caminhoneiros", narrava a situação das precipitações no posto Reforço, localizado no km 768 da BR-116, quando foi surpreendido por uma ventania.

"Caiu o posto, caiu o posto", gritou, antes da ventania derrubar toda a estrutura do local. "Mais uma vez só Deus salvando a minha vida", disse. Pouco antes da estrutura cair, o cinegrafista mostrou a concentração de caminhoneiros que aproveitavam para abastecer e tentar se proteger da chuva na área.

Outra filmagem, feita pouco após a queda do teto, mostra os escombros retorcidos em cima de alguns veículos. "O posto caiu por completo e eu estava exatamente fazendo a filmagem enquanto aqui o posto caiu tudo, caiu em cima das carretas", afirmou o cinegrafista.

Em nota, a Prefeitura de Poções informou que o gerador de energia da UPA 24h do município foi atingido por uma descarga elétrica. "Logo em seguida, devido à queda do teto do posto e de cabos de energia de postes do entorno, a Coelba (Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia) realizou o desligamento da rede de energia."

A energia elétrica foi reestabelecida em menos de uma hora e não comprometeu o atendimento de pacientes na UPA, segundo as autoridades. No entanto, houve alguns danos no Centro de Covid/Gripário. De acordo com a prefeitura, "equipamentos como computadores foram danificados devido parte do teto da estrutura montada para atender pacientes ter sido partido pela forte ventania." O CAPS (Centro de Atendimento Psicossocial) teve vidros estourados.

"Nesses locais a Prefeitura de Poções ainda está contabilizando os danos e já iniciou reparos e trocas de equipamentos", diz comunicado.

Ninguém ficou ferido no desabamento do posto e, apesar de registrar o destelhamento de algumas casas, a Prefeitura de Poções também não registrou feridos por causa das chuvas em outras partes da cidade.

Por volta das 17h30 de hoje, os escombros do posto continuavam sendo retirados do local. Não há previsão para que as operações sejam retomadas.

A Secretaria de Assistência Social informou que não houve registro de desabamento de casas e de famílias desabrigadas ou desalojadas com as chuvas desses últimos dois dias.