Dentista morre após cair em golpe de app de paquera: como se proteger?
O dentista Daniel Felipe Cervelati do Amaral, 49, foi atraído por golpistas em um site de relacionamentos e acabou sequestrado e morto por uma quadrilha de criminosos ligada ao PCC (Primeiro Comando da Capital).
Segundo o colunista do UOL Josmar Jozino, a polícia foi acionada e ele chegou a contar que havia caído em um golpe. Atrair as vítimas para bairros isolados e marcar encontros presenciais logo após o contato em aplicativos de paquera estão entre as estratégias usadas nesse tipo de crime.
Saiba como evitar situações como essa:
Como as vítimas são escolhidas?
Mais velhos e bem-sucedidos. Um tenente da Polícia Militar de São Paulo que pediu para não ser identificado disse à BBC que as vítimas desse tipo de golpe geralmente são homens mais velhos e financeiramente bem-sucedidos. Eles são escolhidos de acordo com as informações que passam no próprio aplicativo, como fotos e profissão.
Encontros casuais. Já a maneira de agir de cada quadrilha pode mudar conforme o perfil da vítima. Geralmente, nesses casos a vítima não está em busca de um romance, mas apenas de um encontro rápido e sem compromisso.
Sinais de alerta
Bombardeio de amor: é importante ficar de olhos abertos quando, logo no início, a pessoa com quem você está conversando te bombardeia com excesso de carinho e elogios. Dessa maneira, ela pode estar tentando controlar a estrutura da curta relação.
Evitar responder perguntas pessoais: muitas vezes um golpista evita falar sobre a própria vida para poder saber tudo sobre você.
Excluir perfil da plataforma: desconfie caso a pessoa que você está conhecendo tente levar a conversa para outra plataforma, como o WhatsApp. Também é um mau sinal quando a pessoa exclui o perfil do aplicativo de namoro, podendo alegar até mesmo que busca uma relação séria.
Marcar encontros em lugares privados: suspeite também quando a pessoa insiste em marcar o encontro em um lugar privado. Busque sempre marcar encontros em locais públicos de grande movimentação de pessoas.
Evitar conhecer e encontrar parentes e amigos: como o golpe pode ocorrer mesmo após os primeiros encontros, se a pessoa está evitando de propósito encontrar pessoas do seu círculo social, esse também pode ser um mau sinal.
Pedir dinheiro no início da relação: quando a relação é recente, é fácil que a gente só conheça o lado positivo das pessoas. Em situações assim, também é fácil acreditar em histórias e se compadecer pelo outro, afinal, vocês estão se tornando um casal. Sinal de alerta máximo, já que é preciso tempo e dedicação até que vocês, de fato, estabeleçam uma relação de confiança.
*Com informações da BBC e reportagem publicada em 20/03/2022
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.