Esse conteúdo é antigo

Ex-esposa espera achar 'Mendigo Gato', mas cogita internação compulsória

A ex-esposa de Rafael Nunes da Silva, conhecido como 'mendigo gato', afirmou que cogita entrar na Justiça para que ele seja internado em uma clínica de reabilitação compulsoriamente, se ela não conseguir convencê-lo a ir por conta própria.

O que aconteceu:

A jornalista Clarissa Couto explicou que o ex-marido não está em condições de decidir sobre o seu futuro, e que antes de desaparecer, ele fazia tratamento para esquizofrenia com remédio controlado.

A ex-esposa disse que recebeu informações de que Rafael está "comendo lixo da rua" e que, por isso, não descarta pedir a internação compulsória. "Se eu não conseguir encontrá-lo, é uma possibilidade, eu acredito que vida dele está em risco, ele está morando na rua, comendo comida de lixo, para mim é uma alternativa, sim", disse ao UOL.

Ela também reclamou de o Estado ter liberado o ex-marido após ser ouvido na 5ª DP (Mém de Sá), no último sábado. Clarissa disse que a polícia ligou para ela por volta das 5 horas da manhã, mas que ela estaria dormindo.

Tinha ido dormir muito tarde, não ouvi o telefone tocar. Estou dormindo muito pouco por causa das buscas que estou fazendo por conta própria. Imediatamente, quando acordei, por volta das 9h30 e vi as chamadas, corri para lá, mas ele já tinha ido embora
Clarissa Couto

Rafael Nunes foi encontrado no Rio, mas decidiu continuar nas ruas
Rafael Nunes foi encontrado no Rio, mas decidiu continuar nas ruas Imagem: Arquivo Pessoal

A jornalista disse que, apesar de ser visto por várias pessoas em diferentes bairros do Rio de Janeiro, ela ainda não conseguiu encontrar o ex-marido.

Clarissa também lamentou que após algumas reportagens divulgadas com vídeos de Rafael, as denúncias caíram drasticamente. "Antes, eu recebia cerca de 50 ligações por dia, hoje, recebi só uma. As pessoas acham que eu o encontrei, mas não é verdade, ainda sigo na busca", explicou.

Nas redes sociais, ela pede que pessoas ao encontrarem Rafael, mandem a localização "imediatamente" para ela. "Ontem ele foi visto pelas redondezas de Botafogo e Flamengo. Quem ver, por favor, me manda mensagem imediatamente. Quem tiver pelo Rio espalha essa informação", pediu Clarissa.

Continua após a publicidade

Desaparecido por meses

A história do 'mendigo gato' voltou a ser notícia após Clarissa pedir ajuda nas redes sociais para encontrar Rafael, que estava desaparecido havia seis meses.

Para a ex-esposa, o desaparecimento está relacionado às recaídas em relação ao uso de drogas. "No dia em que ele desapareceu, esteve na minha casa para deixar algumas coisas com as crianças. Tinha acabado de sair de uma clínica de reabilitação", contou.

Ela disse que percebeu que o ex-marido não estava bem no último dia em que se viram. "A gente ficou junto por oito anos, eu o conheço. Mas fiquei achando que ele iria voltar, como sempre. Só que depois de quase 15 dias, ele não deu sinal. Comecei a estranhar porque ele sempre ligava, mesmo quando estava em clínicas", acrescentou.

Registro feito pela prima de Clarissa, em março deste ano
Registro feito pela prima de Clarissa, em março deste ano Imagem: Arquivo Pessoal

Clarissa explicou que ele passou a ter constantes recaídas desde 2017, mas nunca ficou tanto tempo sem falar com as filhas. Pouco antes de desaparecer, Rafael estava trabalhando como chefe de cozinha em um restaurante.

Continua após a publicidade

Quinze dias depois do desaparecimento, em março, ela foi informada por uma prima que ele tinha sido visto. "Ele conversou com a minha prima, pediu um cigarro. Ela me mandou uma foto dele, mas só me contou dias depois. Nesse dia, o Rafael contou a ela que estava trabalhando na zona portuário do Rio".

Clarissa pede para quem tiver informações sobre o paradeiro de Rafael que entre em contato pelo telefone (21) 97009-9334.

'Mendigo gato' ficou famoso após foto

Rafael Nunes virou notícia pela primeira vez quando vivia em situação de rua, aos 30 anos, em Curitiba, após uma mulher publicar uma foto dele nas redes sociais. O homem passou a ser chamado como "mendigo gato" e afirmou que abandonou a carreira de modelo devido à dependência química.

Rafael se mudou do Paraná para o Rio de Janeiro quando casou com a jornalista, com quem teve dois filhos, de oito e quatro anos. Eles se separaram em 2020, mas continuaram amigos.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.