RS: Prefeito de Muçum pede ajuda a Alckmin para reerguer município
O prefeito de Muçum, uma das cidades mais atingidas pelas enchentes provocadas pela passagem do ciclone extratropical no Rio Grande do Sul, entregou hoje ao presidente em exercício, Geraldo Alckmin, um documento com demandas urgentes do município.
O que o município pede
O primeiro ponto apontado no documento é a desburocratização do processo de recuperação econômica e reconstrução do município, segundo o prefeito Mateus Trojan afirmou hoje à CNN.
Nós não podemos ficar entravados nas morosidades que muitas vezes o estado possui. Nós precisamos que as coisas sejam céleres, sejam ágeis. Então essa é a primeira pauta que apresentamos ao presidente
Mateus Trojan prefeito de Muçum, no RS
A segunda pauta que consta do documento é a viabilização de recursos financeiros para a infraestrutura urbana e rural. Segundo o prefeito, a zona rural de Muçum também foi devastada em boa parte das comunidades.
Outra demanda é a criação de programas e subsídios para indústrias e empresas. Trojan afirma que comerciantes e empresários precisam de assistência que vá além do financiamento, redução de taxa de juros, ou aumento de prazos de carência.
Para o prefeito, é necessário existir um aporte financeiro para que as empresas tenham uma motivação de ficar na cidade. "Se elas forem embora, os problemas serão ainda mais graves a médio e longo prazo".
Por fim, Trojan pede ajuda para a reconstrução de duas escolas municipais e a reconstrução do único hospital municipal, que enfrentava entraves no repasse de verbas atrasadas do SUS.
Alckmin visitou hoje, acompanhado de um grupo de ministros e do governador Eduardo Leite, as cidades de Muçum e Roca Sales, as duas mais destruídas durante a passagem do ciclone.
Deixe seu comentário