Topo

TSE firma parceria com Twitter e Tik Tok contra desinformação nas eleições

O site da Justiça Eleitoral terá uma seção para desmentir fake news divulgadas sobre as eleições - Reprodução
O site da Justiça Eleitoral terá uma seção para desmentir fake news divulgadas sobre as eleições Imagem: Reprodução

Felipe Amorim

Do UOL, em Brasília

02/10/2020 16h52Atualizada em 02/10/2020 16h54

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) firmou hoje parcerias com o Twitter e o TikTok para o combate à desinformação e às fake news nas eleições.

Os acordos fazem parte de um conjunto de iniciativas do TSE com as redes sociais que envolve também parcerias com WhatsApp, Facebook, Instagram e Google.

O Twitter desenvolveu uma nova funcionalidade para facilitar a divulgação de informações oficiais da Justiça Eleitoral durante as eleições. Cada vez que o usuário pesquisar termos relacionados à eleição, será mostrada como primeira opção a possibilidade de acessar diretamente a página da Justiça Eleitoral.

As parcerias também envolvem uma maior facilidade na comunicação entre a Justiça Eleitoral e as redes em casos que envolvam a remoção de contas ligadas a perfis falsos, uso indevido de robôs e impulsionamento ilegal de conteúdo.

O Twitter e o TikTok anunciaram ter proibido a compra de anúncios políticos.

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Luís Roberto Barroso, afirmou que o combate às fake news deve ser feito de forma a preservar a liberdade de expressão.

"Temos muita preocupação de não censurar conteúdos para que as pessoas possam exercer sua plena liberdade de expressão", disse o ministro.

"O problema é quando milícias orquestradas e financiadas privadamente entram em campo para fazer mal às pessoas, para macular o debate público, para destruir instituições", afirmou Barroso.