Topo

Marido de Michele Bachmann, pré-candidata à presidência dos EUA, tenta "curar" gays, diz revista

A republicana Michele Bachmann, pré-candidata à presidência dos Estados Unidos - Charlie Neibergall/AP
A republicana Michele Bachmann, pré-candidata à presidência dos Estados Unidos Imagem: Charlie Neibergall/AP

Do UOL Notícias

Em São Paulo

12/07/2011 20h46

A revista americana "The Nation" revelou que o marido de Michele Bachman, pré-candidata republicana para disputar presidência dos EUA na eleição de 2012 contra Barack Obama, é dono de uma clínica para curar gays.

Segundo uma reportagem publicada no último dia 8, Marcus Bachmann, PhD em psicologia clínica e dono de dois centros cristãos de aconselhamentos em Minnesota, seria o dono da clínica Lake Elmo, no mesmo Estado, onde é praticada a terapia anti-gay.

Andrew Ramirez, ex-paciente da clícnia, disse à revista que foi levado pela família ao local em 2004, logo depois de revelar que era gay.

"Ele [o terapeuta] basicamente me disse que ser gau era algo inaceitável para Deus", disse Ramirez. Segundo ele, o terapeuta da clínia ainda tentou "curá-lo", pedindo que ele lesse a Bíblia e rezasse, e chegou dizer que poderia marcar uma conversa com uma ex-lésbica para ver como funcionava o tratamento.

Após duas visitas, Ramirez não retornou mais ao centro. "Não sentia que era algo que eu queria ou poderia mudar. Eu estava bem com quem eu era", disse ele.

A notícia não causou surpresa, já que boatos sobre o assunto já eram frequentes. Ainda segundo a revista, a clínica de Marcus teria recebido incentivos de US$ 161 mil de recursos estaduais e federais.

O marido de Michele nega que sua clínica preste este tipo de serviço, assim como nega qualquer afirmação contra os gays.

Na semana passada, várias frases atribuídas a ele circularam em blogs e sites americanos. Em uma delas, ele classifica os gays de "barbários" e diz que "eles precisam ser educados". Ele nega ter feito qualquer declaração similar.

No entanto, as negativas de Marcus parecem insustentáveis segundo a revista, já que um integrante do grupo "Truth Wins Out", que defende os direitos dos gays, John Becker, filmou uma consulta com um dos terapeutas.

Em um dos vídeos, um terapeuta diz a Becker que "Deus nos criou todos para a heterossexualidade" e argumenta se ele não teve experiências traumáticas que o levaram a ser gay. Além disso, o terapeuta aconselha o ativista a procurar um amigo que seja um "modelo heterossexual" para que ele possa exercer sua masculinidade.

De acordo com a revista, tanto o escritório do casal, o Baschmann & Associates, quanto a assessoria da campanha de Michele não quiseram comentar o caso.