Topo

Cinco brasileiros estão entre os dez mortos em acidente na Flórida

Do UOL, em São Paulo

30/01/2012 15h15Atualizada em 30/01/2012 15h46

Pelo menos cinco dos dez mortos em um acidente múltiplo na Flórida, no último sábado (28), seriam brasileiros, segundo informações da imprensa local americana. Outras 18 pessoas ficaram feridas no acidente.

Os mortos brasileiros seriam o pastor evangélico José Júnior do Carmo, de uma igreja na região de Atlanta, no Estado americano da Geórgia, sua mulher, Adriana, uma filha, um irmão e uma cunhada. Outra filha do casal, de 15 anos, sobreviveu, mas está internada em estado grave.

A informação foi confirmada pelo também pastor Fábio Bertoni, em sua conta no Twitter. Ele participaria de um evento com os brasileiros, o Cell Vision Conference. O casal era natural de Goiânia e voltava para Atlanta na hora do acidente. O Itamatary foi procurado, mas ainda não se manifestou sobre as mortes.

A Patrulha de Estradas do Estado acredita que o acidente foi provocado pela densa fumaça de um incêndio somada ao efeito do nevoeiro no local. Antes do acidente, as autoridades locais tinham fechado a estrada pela falta de visibilidade, mas a reabriram quando consideraram que as condições tinham melhorado.

As autoridades acham que a fumaça de um incêndio provocado perto da rodovia I-75, nas imediações de Gainesville (norte da Flórida), reduziu drasticamente a visibilidade, que já era pouca por causa de um denso nevoeiro.

As colisões aconteceram em ambos os sentidos da estrada, o que fez com que muitos veículos ficassem presos. Segundo o porta-voz alguns deles pegaram fogo.

"Meu automóvel foi atingido duas vezes. Não se via nada mais do que fumaça e chamas, mas se ouviam as batidas de um veículo contra outro. Era como se alguém os estivesse lançando uns contra os outros. Também se ouviam explosões", assegurou o motorista de um dos veículos acidentados ao jornal "The Gainesville Sun".

Pelo menos cinco veículos de grande tonelagem e uma dezena de utilitários se envolveram no acidente, e 18 pessoas foram levadas para hospitais próximos.

O trânsito das seis pistas da I-75, estrada que percorre a Flórida do norte ao sul, permanece interrompido desde o acidente, assim como a estrada US 441, onde, segundo o jornal "The Gainesville Sun", também aconteceram vários acidentes por causa da fumaça e do nevoeiro.