Topo

Santorum surpreende e vence primárias em Minnesota, Colorado e Missouri nos EUA

Do UOL, em São Paulo

08/02/2012 08h33

O ex-senador Rick Santorum venceu as primárias realizados nesta terça-feira em Minnesota, no Colorado e no Missouri, dando novo ânimo à sua campanha pela candidatura republicana à Presidência dos Estados Unidos.

Com 83% das urnas apuradas no Colorado, o ex-senador conta com 38% dos votos, contra 37% de seu imediato perseguidor, o ex-governador de Massachusetts Mitt Romney. Essa diferença representa menos de 500 votos de vantagem para Santorum.

Em terceiro lugar, mas a grande distância, aparece o ex-presidente da Câmara de Representantes Newt Gingrich, que tem 13% dos votos, enquanto o congressista Ron Paul figura em quarto, com 12%.

A vitória de Santorum no Colorado se soma assim às já confirmadas em Minnesota e Missouri. Em declarações à rede de televisão "CNN", o presidente do partido Republicano no Colorado, Ryan Call, anunciou o triunfo e afirmou que "Santorum surpreendeu muita gente".

Em Minnesota, Santorum soma 45% dos votos, com 88% das urnas apuradas. Nesse estado, a segunda colocação ficou com Paul (27%), a terceira com Romney (17%) e a quarta com Gingrich (10,7%).

No Missouri, onde os resultados tinham menor relevância ao não distribuir delegados à convenção republicana de agosto, o ex-senador recebeu 55% dos votos, contra 25% de Romney.

Santorum se mostrou exultante ao dirigir-se a seus partidários após o anúncio de suas vitórias no Missouri e em Minnesota, que acontecem em um momento no qual perdera força nas pesquisas e corria o perigo de abandonar a campanha.

"O conservadorismo está vivo no Missouri e em Minnesota", disse Santorum, ao ressaltar que o resultado "foi uma vitória para as vozes do nosso partido, dos conservadores e do Tea Party".

Entenda o processo eleitoral nos EUA

"Não estou aqui para ser a alternativa conservadora a Mitt Romney. Estou aqui para ser a alternativa conservadora a Barack Obama", disse para os aplausos de cerca de 300 simpatizantes no Centro de Convenções de Saint Charles (Missouri).

"A liberdade está em jogo nesta eleição. Os Estados Unidos precisam de um presidente que escute a voz do povo", disse Santorum no Twitter ao pedir doações a seus simpatizantes.

De Denver (Colorado), Romney felicitou Santorum pelo triunfo, mas disse que será ele a vencer Obama e "recuperar o país". Romney agora terá de refazer sua estratégia para enfrentar o desafio de Santorum, que representa uma ala mais conservadora do partido.

Romney vencera antes as maiores primárias realizadas até o momento na corrida republicana. Depois de seu enorme triunfo nos Estados de Nevada e na Flórida na semana passada, Romney dedicou pouco tempo à campanha em Minnesota e Missouri e esperava uma vitória tranquila no Colorado. (Com Efe)