Topo

Duplo atentado deixa mais de 20 mortos na Síria; grupo de militares desertores assume autoria

Do UOL, em São Paulo

10/02/2012 09h12

Pelo menos 25 morreram e 175 ficaram feridas nesta sexta-feira em um duplo ataque com carro-bomba que tinha como objetivo dois prédios das forças de segurança em Aleppo, cidade da Síria, segundo informações do ministério sírio da Saúde.

"Vinte corpos e 175 feridos levados apra os hospitais públicos de Alepo (norte) depois das duas explosões terroristas", afirmou o ministério, citado pela TV estatal.

O Exército Livre Sírio (ELS), integrado por militares desertores, reivindicou o duplo atentado. Na Turquia, o comandante-em-chefe do ELS, coronel Riad al Assad, disse à Agência Efe por telefone que "estas operações respondem aos bombardeios do regime contra (a cidade de) Homs", uma das fortificações da oposição.

Até o momento, o clima na cidade de Alepo era de relativa tranquilidade, ao contrário de Damasco e Homs, palco de violentos confrontos entre manifestantes que pedem a saída do presidente Bashar al-Assad e forças de segurança. 

Desde março de 2011, quando os protestos populares começaram na Síria, mais de 5.400 já morreram, segundo o último levantamento da ONU. O governo diz que as manifestações são uma articulação de Israel e do ocidente e de grupo terroristas contra o país. (Com AFP e EFE)