Topo

Putin usa vídeos de cunho erótico para atrair jovens na Rússia, mas evita debates com oponentes

Fernanda Calgaro

Do UOL, em Londres

04/03/2012 07h00

No vídeo, uma jovem vai até uma cartomante para saber sobre o seu futuro. Meio encabulada, ela explica que busca amor, porque será a sua primeira vez. "As cartas vão dizer a verdade", responde a vidente, com o baralho de tarô nas mãos. Com uma música de suspense ao fundo, ela começa: "Será amor e não haverá traição". A tensão na música cresce e ela finalmente vira a última carta, que mostra o atual primeiro-ministro russo e candidato favorito nas eleições presidenciais, Vladimir Putin. A moça, radiante, diz: "É ele", ao que a cartomante completa: "Com ele você será feliz." Em seguida, a jovem se dirige a um posto de votação e o vídeo termina com a imagem de Putin e a data das eleições deste domingo (4).

Na TV, Putin usa taróloga para atrair "virgens eleitorais"

Com forte conotação erótica, a peça publicitária faz parte de uma série de quatro vídeos que fazem trocadilho com a primeira relação sexual, numa campanha do candidato Putin para incentivar os jovens em idade para votar pela primeira vez a comparecerem às urnas. As visualizações na internet somam centenas de milhares --somente o vídeo acima descrito já foi visto por mais de 500 mil pessoas.

Num país onde o voto não é obrigatório, o site da campanha argumenta que "a moda agora é interessar-se por política, mas que nem todos os jovens estão envolvidos nas eleições". O texto no site explica ainda que, enquanto jovens entre 18 e 35 anos representam 25% da população russa, apenas 14,4% compareceram para votar nas eleições presidenciais de 2008.

Imagem viril

Vídeos de duplo sentido não são novidade nas campanhas eleitorais russas. Para as eleições parlamentares, ocorridas em dezembro, o Rússia Unida, partido de Putin, já havia usado vídeos de cunho erótico. Um deles insinuava que um casal fazia sexo em uma cabine de votação ao som de música tecno.

Com o claro objetivo de chamar a atenção dos jovens, os vídeos, no entanto, dividem as opiniões de analistas políticos. "São completamente bizarros esses vídeos", afirma Max Wind-Cowie, do instituto britânico de pesquisa Demos. "Isso é uma coisa impensável de ocorrer no Reino Unido e certamente muitas pessoas na Rússia se sentem incomodadas com isso. As pessoas estão em busca de políticos mais sérios e transparentes e uma campanha como essa só as irrita mais ainda."

Para John Barber, professor de política russa na Universidade de Cambridge, o tom dos vídeos "revela uma Rússia em transformação". "As pessoas se surpreendem que, ao final das contas, os russos não são tão formais ou sérios como imaginavam. Por trás das aparências, conseguem ser engraçados e ultrajantes de certa maneira."

Barber afirma que a ideia é mostrar o Putin como um líder que governa para a sociedade como um todo, incluindo os jovens. "Isso tem a ver com a imagem de virilidade que Putin tenta projetar, de ser um cara durão. Ele já foi fotografado diversas vezes sem camisa, praticando esportes, pescando. O curioso é que, por ironia, ele acabou se tornando também um ícone gay e as fotos dele com o torso nu pipocam em sites gays".

Sem debate

Se por um lado Putin tenta ganhar visibilidade junto aos jovens com vídeos de cunho sexual, por outro, ele evita ao máximo o embate com seus opositores. Avesso a debates, o principal candidato destas eleições presidenciais não participou de nenhum durante a campanha.

"Em vez de comparecer aos debates, ele preferiu publicar artigos nos principais jornais do país, algo sem precedentes numa campanha política", afirma Irina Semenenko, pesquisadora do Imemo, um dos principais centros de estudos políticos e econômicos em Moscou.

Segundo ela, foram sete artigos, que abordaram diversos temas de sua agenda política, incluindo planos para a economia e área social, além de política externa e defesa. "É lamentável o comportamento do Putin de querer evitar o confronto de ideias", critica.