Sakamoto: Trump se vê como xerife de faroeste com a China como bandido

Após elevar o tom e fazer da guerra comercial contra a China um faroeste, Donald Trump se comporta como um xerife e trata o país asiático como inimigo, avaliou o colunista Leonardo Sakamoto no UOL News hoje.

Em um primeiro momento, Trump anunciou taxas de 34% sobre os produtos importados da China. O governo de Xi Jinping reagiu e impôs tarifas retaliatórias de 34% sobre mercadorias norte-americanas. O republicano retrucou e deu um ultimato aos chineses, ameaçando elevar a alíquota para 50% caso o país não recuasse. O Ministério do Comércio chinês avisou que "lutará até o fim" contra as medidas de Trump.

Essa declaração do Trump [o ultimato à China] é totalmente do Velho Oeste. A China não é um caixeiro-viajante que está de passagem, mas é a dona das lojas da única rua da cidade.

Mais do que um jogo de pôquer, é um de truco, no qual você levanta as apostas e há blefe. Os EUA estão blefando mais do que a China, mas os chineses também podem perder. É um jogo de perde-perde; este é o problema colocado em cima da mesa e pelo qual o pessoal de Wall Street e das Bolsas de Valores do mundo todo está arrancando os cabelos.

É um jogo no qual absolutamente todo mundo perde. Leonardo Sakamoto, colunista do UOL

Sakamoto ressaltou que até mesmo apoiadores mais ferrenhos estão preocupados com o endurecimento do discurso de Trump contra a China.

Trump talvez não tenha apostado que a China respondesse à altura de uma forma tão rápida e com reciprocidade. Os EUA responderam dizendo que vão subir as tarifas. Mas Wall Street, o pessoal que apoiou Trump e ao que tudo indica próprio Elon Musk estão falando para ele parar porque está atrapalhando o comércio legal. Esse povo não rasga dinheiro.

Vejamos o quanto Trump aguentará. A China tem mais cacife econômico e político, até por ser um Estado mais autoritário, do que Trump, que ainda está em uma democracia. Leonardo Sakamoto, colunista do UOL

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h, com apresentação de Fabíola Cidral, e às 17h, com Diego Sarza. Aos sábados, o programa é exibido às 11h e 17h, e aos domingos, às 17h.

Continua após a publicidade

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. O Canal UOL também está disponível na Claro (canal nº 549), Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64), Samsung TV Plus (canal nº 2074) e no UOL Play.

Veja a íntegra do programa:

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

1 comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Alessandro Ricardo Pellini

Culpa do povo americano que o elegeu! Ainda irão pagar caro por isso!

Denunciar