Topo

Após três dias, idosa proibida de entrar na Espanha está a caminho do Brasil, diz consulado

Bia Rodrigues

Do UOL, em São Paulo

08/03/2012 14h42

A brasileira Dionísia Rosa da Silva, 77, que estava sendo mantida há três dias pela imigração no aeroporto de Barajas, em Madri, na Espanha, embarcou na manhã desta quinta-feira (8) em um voo da Air China para o Brasil, segundo informações do Consulado-Geral do Brasil em Madri ao UOL .

De acordo com as informações passadas pelas autoridades espanholas ao Consulado brasileiro, a filha e o genro de Dionísia residem no país de “forma irregular” e têm “ordem de expulsão”. Desse modo, eles não puderam ir até uma delegacia para fazer a “carta-convite”, que é exigida de um estrangeiro para entrar na Espanha quando vai se hospedar na casa de parentes.

Dionísia chegou a Madri acompanhada da neta Amanda de Oliveira, na segunda-feira (5). Ao passarem pela imigração, as duas foram chamadas por um funcionário, que pediu os documentos de ambas.

Em entrevista ao Jornal da Globo, Amanda contou que mostrou todos os documentos, inclusive a passagem de volta da avó, quando foi questionada se teria a carta-convite. Ao responder que não e que ela acompanhava a avó, o funcionário informou que Dionísia deveria passar por uma entrevista. Desde então, a senhora não saiu mais do aeroporto. Segundo o Consulado-Geral do Brasil, Amanda está regular na Espanha.

Com a impossibilidade de Dionísia entrar na Espanha, duas opções foram dadas à brasileira: comprar passagem para volta imediata ou esperar pelo próximo voo da Air China – mesma companhia que viajou para Madri– dentro de três dias, sem custo adicional. A idosa teria optado pela segunda opção, informaram as autoridades espanholas.

O Consulado-Geral do Brasil em Madri disse que acompanhou todo o processo e esteve em contato permanente com a família e com as autoridades de imigração espanhola. Além disso, afirmou que solicitou esclarecimentos imediatos do ocorrido e escreveu às autoridades espanholas competentes, mostrando preocupação pelo estado de saúde de Dionísia em virtude da idade avançada.