Topo

Tempestade nos EUA deixa 12 mortos e cerca de 2 milhões de pessoas sem energia elétrica

Trabalhadores tentam retirar árvore que caiu em linhas de energia elétrica em Huntington, Maryland (EUA) - Mark Wilson/Getty Images/AFP
Trabalhadores tentam retirar árvore que caiu em linhas de energia elétrica em Huntington, Maryland (EUA) Imagem: Mark Wilson/Getty Images/AFP

DO UOL, em São Paulo

30/06/2012 13h35Atualizada em 30/06/2012 20h45

Uma violenta tempestade com ventos de até 130 km/h deixou ao menos 12 mortos ao atingir os Estados de Ohio, Virgínia e Virgínia Ocidental, nos Estados Unidos, e cerca de 2 milhões de pessoas sem energia elétrica.

O governador de Virgínia, Bob McDonnell, decretou estado de emergência e classificou as tempestades como as “maiores” da história da região sem serem causadas diretamente por furacões. Ele também confirmou que seis pessoas morreram no Estado devido a quedas de árvores.

Em Virginia Ocidental, também foi declarado estado de emergência depois que mais de 500 mil clientes em 27 condados ficaram sem energia elétrica.

A Pepco, empresa que fornece energia elétrica, informou que vai precisar de ao menos uma semana para restabelecer o serviço na região.

Além dos Estados de Ohio, Virgínia e Virgínia Ocidental, o distrito de Columbia também decretou estado de emergência.

Cerca de 226 mil moradores foram afetados no condado de Montgomery, 133 mil no condado de Prince George, ambos em Maryland, e 66 mil em Washington.

Mais de 800 mil pessoas estavam sem energia elétrica na Virginia, segundo a empresa Dominion Virginia Power.

Em Maryland, a falta de energia afetava 430 mil residências.

Falha em serviços online

Além de prejudicar moradores, a tempestade fez com que o serviço de hospedagem de dados, fornecido pela Amazon, prejudicasse algumas empresas. Entre os serviços afetados, estavam o Pinterest, Instagram, Netflix.

(Com informações de agências internacionais)