Topo

Atirador de shopping nos EUA era alegre e planejava viajar, dizem amigos

Foto divulgada pela polícia de Oregon, nos EUA, mostra Jacob Tyler Roberts, 22, suspeito de atirar em um shopping. O tiroteio resultou na morte de duas pessoas e do próprio atirador - Clackamas Co. Sheriff"s Office/ AFP
Foto divulgada pela polícia de Oregon, nos EUA, mostra Jacob Tyler Roberts, 22, suspeito de atirar em um shopping. O tiroteio resultou na morte de duas pessoas e do próprio atirador Imagem: Clackamas Co. Sheriff's Office/ AFP

Do UOL, em São Paulo

13/12/2012 08h52Atualizada em 13/12/2012 13h04

O autor do tiroteio que deixou três mortos (entre eles, o próprio atirador) em um shopping no Estado do Oregon, nos Estados Unidos, na terça-feira (12), era um jovem tranquilo e estava fazendo planos de se mudar para o Hawai, segundo informaram amigos e familiares.

Jacob Tyler Roberts, 22,  identificado pela polícia nesta quinta-feira (13), foi descrito como um rapaz alegre que gostava de videogames e queria viajar para o Hawai, viagem que ele já estaria planejando.

"Ele nunca foi do tipo violento", disse a ex-namorada de Robert, Hannah Patricia Sanburn. "Eu odeio o que ele fez, mas não posso odiar a pessoa que eu conheci", completou a jovem.

Segundo a ex-namorada contou à polícia, Robert recentemente pediu demissão do emprego em uma loja em Portland, vendeu todos os seus pertences e deveria ter embarcado em um voo para o Hawaii no sábado, mas ele disse que ficou bêbado e perdeu o voo.

"Essas coisas acontecem... Mas penso se ele realmente estava indo viajar", disse Sanburn.

Uma vizinha de Robert disse que os dois sempre jogavam videogame e que ele era um rapaz tranquilo.

"Se eu e meu namorado brigávamos, Robert ia conversar comigo. A gente saia junto sempre, eu não entendo", disse a vizinha Samantha Bennett.

Outra vizinha de Robert diz que nesta terça-feira o viu saindo com uma jaqueta preta e um case de guitarra.

Segundo a polícia, ele realizou o tiroteio com um riffle AR-15 roubado de alguém que ele conhecia.

O tiroteio ocorreu por volta das 15h30 locais (21h30 de Brasília) no centro comercial Clackamas Town Center, perto da cidade de Happy Valley, nos arredores de Portland.

Os disparos aleatórios de Robert fizeram duas vítimas: Steven Mathew Forsyth, 45, e Cindy Ann Yuille, 54. Uma adolescente de 15 também ficou ferida e permanece internada. Após o tiroteio, Robert tirou a própria vida. (Com Associated Press)