Topo

Ataque suicida no Afeganistão deixa 9 mortos; Taleban reivindica autoria

Do UOL, em São Paulo

09/03/2013 04h55

Nove pessoas foram mortas em um ataque suicida a bomba próximo do Ministério da Defesa afegão, no centro de Cabul, na manhã deste sábado (9). O Taleban assumiu a autoria do ataque, realizado pouco depois que o ministro da Defesa norte-americano, Chuck Hagel, deu início a uma visita surpresa ao país. Segundo um porta-voz da polícia, outras treze pessoas ficaram feridas na explosão, duas delas, funcionárias do ministério.

Chuck Hagel se encontrava em um lugar seguro no momento da explosão, por volta das 9h da manhã, e não sofreu ferimentos, segundo porta-voz das forças aliadas. Ele conta que um homem se aproximou de bicicleta do portão do ministério, no momento em que os funcionários chegavam para o trabalho, e acionou o explosivo.

Hagel faz ao Afeganistão sua primeira viagem após ser nomeado por Barack Obama, há nove dias, e chegou ao país nesta manhã. Não é, no entanto, a primeira viagem do ministro ao país; antes desta ocasião, ele havia viajado a Cabul outras quatro vezes, a última delas como senador. Hagel se reunirá com o ministro da Defesa afegão, Bismillah Khan Mohammadi, e com o general Joseph Dunford, comandante da ação de paz da Otan na região. Chuck Hagel afirmou que o novo papel, com o anuncio da retirada das tropas, de apoio ao exército afegão "é uma missão perigosa e difícil". Autoridades norte-americanas não informaram a duração da viagem do ministro ao país. (Com agências)