Topo

Terremoto de magnitude 7,8 atinge o Irã e deixa dezenas de mortos, diz TV

Do UOL, em São Paulo

16/04/2013 08h28Atualizada em 16/04/2013 10h40

Um terremoto de magnitude 7,8 atingiu o sudeste do Irã, perto da fronteira com o Paquistão, às 7h44 (horário de Brasília) desta terça-feira (16).

Ainda não há vítimas oficialmente confirmadas no país, mas, de acordo com informações da TV estatal iraniana, pelo menos 40 pessoas morreram. A agência de notícias Ansa afirma que foram 81 mortes no Irã, sem citar fontes. Autoridades confirmaram pelo menos cinco mortes no Paquistão.

Um funcionário do governo iraniano disse que espera centenas de mortes. "Foi o maior terremoto no Irã em 40 anos e esperamos centenas de mortos", afirmou. Mas, Morteza Akbarpour, autoridade do centro de desastres do Irã, disse à agência iraniana Isna que "o epicentro do tremor está localizado no deserto, onde não há centros populacionais ao redor. Não há registro de mortes nas cidades mas próximas”.

O legislador Hamid Reza Pashang, que está na região do sismo, afirmou à agência Mehr que o número de vítimas do tremor “não é alto”. “Falei com moradores de Zabul, Saravan, Kash e de outras áreas atingidas pelo terremoto e eles disseram que o tremor não é do tipo que causa muitas mortes”, disse.

Segundo o Serviço Geológico dos EUA (USGS), o tremor teve magnitude 7,8 na escala Richter e seu epicentro foi a 80 km ao norte da cidade de Saravan, a uma profundidade de 82 quilômetros. Pela medição do Centro Sismológico Iraniano, o tremor foi de magnitude 7,5.

O terremoto aconteceu na região remota do Sistão-Baluchistão. Cinco equipes de resgate foram enviadas para as cidades de Saravan e Khash para avaliar os danos, informou o diretor do Crescente Vermelho iraniano, Mahmud Mozafar, citado pela agência Isna.

A maioria da instalações de atividade nuclear do Irã está localizada na região central ou no oeste do país, incluindo a usina nuclear de Bushehr, que fica na costa do Golfo.

Impacto em outros países

Tremores foram sentidos em vários países da região do Golfo, do Paquistão e até em Nova Déli, capital da Índia, onde prédios altos balançaram, levando pessoas a correr para as ruas, segundo testemunhas. Pessoas também deixaram prédios no Catar, em Karachi, no Paquistão, e em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Nos Emirados Árabes Unidos, houve dois tremores leves quase consecutivos em Al Sharja e um de maior intensidade em Abu Dhabi. No Catar, o tremor durou vários segundos, e obrigou a evacuação de arranha-céus e outros imóveis de Doha.

Ambulâncias e veículos da Defesa Civil se dirigiram à zona de West Bay, o centro financeiro de Doha, onde há edifícios altos.
No Bahrein, vários arranha-céus do distrito de Sif de Manama, o coração financeiro e comercial da capital, foram evacuados, embora quase não se tenha notado o terremoto no país.

Algumas cidades do leste da Arábia Saudita também sofreram tremores leves, o que gerou pânico entre a população. Em entrevista à versão digital do jornal "Al Riad", o porta-voz da Defesa Civil na região oriental saudita, coronel Ali al Qahtani, afirmou que o Centro Nacional de Terremotos e Vulcões da Arábia Saudita registrou no território um tremor de 6,3 graus.

Terremotos frequentes no Irã

No último dia 9 de abril, o Irã foi sacudido por outro terremoto de 6,1 graus na escala Richter, o qual sacudiu a província de Buhehr, no sul do país, causou 37 mortes e deixou cerca de mil feridos.

Há uma semana um outro terremoto provocou a morte de quase 40 pessoas no sudoeste do país. Quase 800 casas ficaram destruídas no terremoto de magnitude 6,1, que teve epicentro na localidade de Kaki, 89 km ao sudeste da cidade de Bandar Bushehr, que abriga uma central nuclear.

O Irã fica sobre várias falhas sísmicas e já sofreu vários terremotos devastadores. O mais violento dos últimos anos matou cerca de 31 mil pessoas em Bam, no sul do país, em 2003. Em agosto de 2012, dois tremores de magnitude 6,3 e 6,4 mataram 306 pessoas perto da cidade de Tabriz, no noroeste. (Com agências internacionais)