Topo

Acusado de atentado de Boston responderá por 30 crimes e pode ser condenado à morte

Do UOL, em São Paulo

27/06/2013 15h26

A promotoria federal de Massachussetts, nos EUA, indiciou por 30 crimes Dhokhar Tsarnaev, acusado pelo duplo atentadoque deixou três mortos e mais de 260 feridos na Maratona de Boston em 15 de abril deste ano.

Dezessete das acusações são punidas com prisão perpétua ou pena de morte. Tsarnaev se apresentará ao juiz no próximo dia 10 de julho. O jovem está preso em uma penitenciária hospitalar de Massachusetts, enquanto se recupera dos ferimentos causados na perseguição policial, quatro dias após o atentado.  O irmão mais velho de Tsarnaev, Tamerlan Tsarnaev, 26, foi morto no confronto com a polícia.

Atentados

No dia 15 de abril, duas bombas foram detonadas perto da linha de chegada da Maratona de Boston, provocando três mortes e deixando mais de 260 feridos. 

Três dias depois, os irmãos Tamerlan Tsarnaev, 26, e Dzhokhar Tsarnaev, 19, de origem tchetchena, foram identificados como suspeitos do atentado a partir de imagens gravadas por câmeras de segurança. No dia 18, o mais velho foi morto pela polícia em um tiroteio e, no dia seguinte, o mais novo foi preso.

Dzhokhar foi encontrado escondido em um barco em Watertown, nos arredores de Boston. O rapaz foi baleado na garganta antes de ser preso. 

O corpo de Tamerlan teria sido enterrado nos Estados Unidos, após vários cemitérios se negarem a fazer o sepultamento. 

Ainda não há informação oficial sobre o porquê dos ataques. Segundo fontes, Tsarnaev assumiu a coautoria do crime e disse que ele e o irmão agiram para vingar as mortes de muçulmanos nas guerras do Iraque e do Afeganistão.