Topo

Exército sequestrou Mursi, acusa família do presidente deposto do Egito

Do UOL, em São Paulo

22/07/2013 09h23

Familiares do presidente deposto do Egito, Mohamed Mursi, afirmam que o Exército do país sequestrou o político. A filha de Mursi, Shaimma, fez a acusação nesta segunda-feira (22), em entrevista a jornalistas no Cairo.

Egito em transe

  • As sucessivas crises e confrontos no Egito tem raízes mais antigas e profundas, na briga entre secularistas e islamitas e uma democracia ainda imatura. Entenda mais sobre a história recente do país

    Clique Aqui

"Ainda não sabemos onde meu pai está", afirmou um filho do presidente deposto, Osama Mursi, à agência de notícias "RT". "Os líderes deste golpe de Estado são criminosos de guerra. Eles detiveram sem acusação alguma o presidente eleito de acordo com a lei."

Os filhos de Mursi se dizem preocupado com a segurança do pai, e receosos pela vida dele. 

A última aparição pública do presidente deposto do Egito foi no dia 3 de julho, véspera do golpe de Estado que o retirou do poder.

Desde que foi deposto, Mursi é mantido detido em um local não revelado. Vários países, entre eles os EUA e a Alemanha, exigiram sua libertação.

As autoridades do governo têm dito que ele está seguro e isolado para sua própria proteção.

O presidente deposto foi interrogado no dia 14 de julho pela justiça sobre as circunstâncias de sua fuga da prisão em 2011 durante a revolução, segundo fontes judiciais.

Família promete ir à Justiça

A família de Mursi promete ingressar com ações na Justiça nacional e internacional contra o chefe do Exército, o general Abdel Fatah al-Sissi, por sequestro.


"Estamos iniciando ações legais local e internacionalmente contra Abdel Fatah al-Sissi, chefe do sangrento golpe de Estado militar, e seu grupo golpista", disse Shaimma. "Ele e seu grupo são totalmente responsáveis pela saúde e integridade do presidente", acrescentou.

A filha não disse se a família está em contato com o presidente deposto.