Topo

Museu "secreto" da CIA exibe o fuzil AK-47 de Osama Bin Laden

Rifle AK-47 que teria sido usado por Osama bin Laden no dia da sua morte, em maio de 2011, no Paquistão - Reprodução/NBC News
Rifle AK-47 que teria sido usado por Osama bin Laden no dia da sua morte, em maio de 2011, no Paquistão Imagem: Reprodução/NBC News

Do UOL, em São Paulo

24/07/2013 18h46

O “museu mais legal que você nunca vai ver”, segundo seus próprios funcionários, acaba de colocar uma nova peça em exposição.

Escondido em vários corredores da CIA, a agência de inteligência norte-americana, em Langley, Virgínia (EUA), esse museu fechado ao público exibe agora o fuzil AK-47 encontrado próximo ao corpo de Osama Bin Laden quando o líder da Al-Qaeda foi morto em uma casa em Abbottabad, no Paquistão, em maio de 2011.

A coleção do museu, criado no início dos anos 90, é formada por artefatos captados durante 70 anos de operações. De acordo com a NBC News, o museu só havia sido visitado por funcionários e convidados, até que a rede se tornou a primeira organização de imprensa a entrar com câmeras no local.

O fuzil tem uma placa de bronze onde se lê “AK-47 de Osama bin Laden”.

"Este é o fuzil que foi recuperado no terceiro andar da casa de Abbottabad pela equipe de assalto", disse a curadora Toni Hiley. "Devido à sua proximidade (com Bin Laden), nosso analista determinou que a arma é dele", completou. Hiley disse ainda que o fuzil está em boas condições e não é a arma vista com Bin Laden em muitos vídeos no qual aparece.

A CIA, contudo, não dá detalhes de como o fuzil foi recuperado.

Para Hiley, a arma de Osama Bin Laden, um dos símbolos da guerra ao terror travada pelos Estados Unidos, representa um “reconhecimento”. “Eu acho que, para o nosso povo, é um reconhecimento de que o trabalho duro ao longo desse dez anos foi um sucesso", disse, lembrando ainda a parceria com outros órgãos de inteligência e com as Forças Armadas.