Topo

Missão dos EUA visita líder da Irmandade Muçulmana preso no Egito

Do UOL, em São Paulo

05/08/2013 09h58

O vice-secretário de Estado dos EUA, William Burns, foi à prisão se encontrar com Khairat el-Shater, vice-liderança da Irmandade Muçulmana. Burns foi acompanhado de chanceleres do Qatar e dos Emirados Árabes Unidos, além do enviado do governo americano ao Cairo. A informação é de autoridades do governo egípcio citadas pela "Fox News".

O grupo está no Egito como parte dos esforços internacionais para pôr fim ao impasse político no país, após um golpe de Estado tirar o presidente Mohamed Mursi do poder. Desde a deposição do presidente, em 3 de julho, o país é governado pelos militares.

A Irmandade Muçulmana, grupo político de Mursi, se diz vítima de perseguição pelos militares. O governo golpista, por sua vez, acusa os islâmicos de terem envolvimento nas centenas de mortes de manifestantes desde a queda de Mursi.

O vice-líder da Irmandade aguarda na cadeia para ser julgado pela acusação de incitação à violência e cumplicidade na matança de manifestantes. Shater é vice-líder do grupo que levou Mursi à Presidência do Egito em 2012, na primeira eleição presidencial democrática do país. É visto como estrategista político da Irmandade.