Topo

Queda de avião fabricado pela Embraer deixa pelo menos 15 mortos na Nigéria

Do UOL, em São Paulo

03/10/2013 10h25

A queda de um avião fabricado pela Embraer deixou ao menos 15 mortos nesta quinta-feira (3), em Lagos, na Nigéria. A aeronave, modelo EMB-120 Brasília, se acidentou pouco após decolar do Aeroporto Internacional Murtala Muhammed. Em nota, a Embraer disse que lamenta o acidente e que já se colocou à disposição da autoridade nigeriana para apoiar a investigação.

O avião, da companhia aérea nigeriana Associated Airlines, levava 20 pessoas a bordo e caiu perto de um depósito de combustível para aeronaves próximo ao aeroporto, revelaram as fontes da FAAN.

"Um avião Embraer 120 caiu às 9h32 (05h32, no horário de Brasília) com 20 passageiros a bordo, incluindo a tripulação, e cinco pessoas sobreviveram", disse o diretor-geral da Autoridade Aeroportuária, Yakubu Dati. "Nós recuperamos a caixa-preta."

As operações de resgate continuam no lugar do acidente, cujas causas ainda se desconhecem.

O voo tinha partido de Lagos rumo à cidade de Akure, capital do estado de Ondo, no sudoeste da Nigéria.

Diversas rádios locais e canais de TV relataram que o avião levava a família e o corpo de Olusegun Agagu, ex-governador do Estado de Ondo, para seu funeral. Uma testemunha da Reuters viu um caixão sendo retirado dos destroços.

Veja o local do acidente

"O avião fazia muito barulho antes de cair", disse a testemunha Rasheed Olajide, um engenheiro trabalhando no aeroporto. "Pareceu tentar reverter para evitar a queda em uma área residencial. Caiu em um ângulo de 45 graus."

A Nigéria tem um histórico ruim em segurança aérea nos últimos anos.

Em 3 de junho de 2012, um avião da companhia nigeriana Dana Airlines caiu em um populoso bairro de Lagos, causando a morte de 153 pessoas.

Esse acidente foi o segundo que um aparelho nigeriano sofria em menos de 24 horas, antes um avião de carga saiu da pista do aeroporto de Acra e se chocou com um ônibus, deixando dez mortos.  (Com Efe e Reuters)