Topo

Forte terremoto deixa ao menos 73 mortos nas Filipinas

Do UOL, em São Paulo

14/10/2013 23h39Atualizada em 15/10/2013 08h57

O forte terremoto que atingiu nesta terça-feira (15, no horário local) as Filipinas deixou ao menos 73 mortos na região turística de Cebu, no centro do arquipélago, segundo as autoridades locais.

Segundo a polícia, 57 pessoas morreram na ilha de Bohol, perto do epicentro do tremor, e outras 16 em Cebu e Siquijor.

Cebu, com uma população de 2,5 milhões de pessoas, é o centro político, econômico, cultural e universitário da região central das Filipinas.

O tremor ocorreu às 8h12 local (21h12 Brasília) e seu epicentro foi situado a apenas cinco quilômetros a leste de Balilihan, na região de Bohol, a uma profundidade de 56 km, revelou o serviço geológico dos Estados Unidos (USGS), que revisou a magnitude de 7,2 para 7,1. O terremoto principal foi seguido por dois tremores secundários, de magnitude 5.

O centro de alerta de tsunamis, no Pacífico, não emitiu qualquer alerta.

O USGS emitiu um alerta "amarelo" após o terremoto, indicando que "vítimas e danos materiais são possíveis", mas com "impacto relativamente localizado". "Os alertas amarelos são emitidos visando uma resposta local e regional", destacou.

Destruição

"Estava dormindo profundamente quando minha cama começou a tremer. Fiquei aterrorizada e me escondi embaixo da cama", contou à agência France-Presse Janet Maribao, 33, uma recepcionista que mora em Cebu.

Autoridades, turistas e moradores da região relatam grandes danos a construções de Cebu. Um mercado desabou, informou o governador da província, Hilario Davide, ao canal ABS-CBN.

Vários pacientes foram retirados de um dos principais hospitais de Cebu após um incêndio. Em Bohol, uma igreja do século XVI - no início da colonização espanhola - desabou, segundo Robert Michael Poole, um turista britânico.(Com AFP)