Jamil Chade

Jamil Chade

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Dengue: vacina aplicada no Brasil tem aval da OMS para uso em outros países

A OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou a chancela internacional para a vacina TAK003, desenvolvida pela empresa japonesa Takeda e usada contra a dengue. O governo Lula anunciou em janeiro que havia adquirido o imunizante e que tinha como meta a vacinação de 3,2 milhões de pessoas.

Com a aprovação da OMS, a vacina poderá ser adquirida por agências internacionais e ser distribuída em ações envolvendo a Unicef e outros organismos. A chancela também permite que governos possam acelerar o registro da vacina, principalmente em locais onde as agências reguladoras não contam com recursos suficientes.

Ainda em 2023, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) havia aprovado o registro de uma nova vacina contra a dengue. A Qdenga (o nome comercial para a TAK-003) passou a ser entregue no país em 2024, em meio ao maior surto da doença já vivido pelo Brasil. Indonésia, Tailândia, Argentina e a UE também já aprovaram o imunizante.

Num comunicado, a OMS confirmou que a TAK-003 é a segunda vacina contra a dengue a ser pré-qualificada pela agência. A aprovação ocorre depois que, em 2023, o mundo registrou oficialmente o maior número de mortes e de casos da doença. Foram mais de 5 milhões de contaminações e 5 mil mortes.

A OMS recomenda o uso da TAK-003 em crianças de 6 a 16 anos, em locais com alta carga de dengue e intensidade de transmissão. "A vacina deve ser administrada em um esquema de duas doses com um intervalo de três meses entre as doses", recomendou a agência.

"A pré-qualificação da TAK-003 é um passo importante na expansão do acesso global às vacinas contra a dengue, pois agora ela é elegível para aquisição pelas agências da ONU, incluindo o UNICEF e a OPAS", disse Rogério Gaspar, Diretor de Regulamentação e Pré-qualificação da OMS.

"Com apenas duas vacinas contra a dengue pré-qualificadas até o momento, esperamos que mais desenvolvedores de vacinas se apresentem para avaliação, para que possamos garantir que as vacinas cheguem a todas as comunidades que precisam delas", afirmou.

A lista de pré-qualificação da OMS também inclui a vacina CYD-TDV contra a dengue, desenvolvida pela Sanofi Pasteur.

A entidade estima que haja de 100 a 400 milhões de casos de dengue no mundo todo a cada ano — são projeções, considerando que a ampla maioria dos casos não é registrada oficialmente. Há também a estimativa de que 3,8 bilhões de pessoas vivam em países endêmicos de dengue, a maioria deles na Ásia, na África e nas Américas.

Continua após a publicidade

"O maior número de casos de dengue registrados foi em 2023, com a Região das Américas da OMS relatando 4,5 milhões de casos e 2.300 mortes", afirmou.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes