França e Alemanha vão discutir juntos espionagem com EUA
França e Alemanha querem discutir juntos com os Estados Unidos a suposta espionagem americana à premiê Angela Merkel e a cidadãos franceses, afirmou o presidente da União Europeia, Herman Van Rompuy, nesta quinta-feira (23). Ontem a primeira-ministra afirmou que seu telefone celular foi grampeado. As conversações bilaterais devem acontecer até o final do ano.
O ministro alemão das Relações Exteriores, Guido Westerwelle, pediu hoje aos Estados Unidos um esclarecimento "completo e honesto" sobre a suposta escuta dos serviços de inteligência americanos contra o telefone celular da chanceler Angela Merkel.
"Esperamos que isto seja esclarecido de forma completa e honesta", disse Westerwelle, após se reunir com o embaixador dos Estados Unidos em Berlim.
"Quem tem confiança em seus aliados não monitora suas comunicações. Quem faz isto prejudica a amizade", afirmou. Pouco antes, Merkel havia declarado que "a espionagem entre amigos não é algo positivo, em absoluto", ao chegar para a Cúpula de Bruxelas.
Hoje uma reportagem do jornal 'The Guardian' informou que a NSA (Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos) monitorou telefonemas de 35 líderes mundiais após um funcionário de outro departamento do governo americano fornecer os números de contato, de acordo com informações fornecidas pelo ex-analista de segurança Edward Snowden. Os políticos não tiveram seus nomes divulgados. (Com agências internacionais)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.