Topo

Grupos palestinos comemoram morte de Ariel Sharon

Do UOL, em São Paulo

11/01/2014 11h49

"A nação de Israel perdeu hoje um homem querido, um grande líder e um guerreiro corajoso", disse o ministro de Assuntos Estratégicos israelense, Yuval Steinitz, em um comunicado divulgado neste sábado (11).

O presidente palestino, Mahmoud Abbas, ainda não comentou a morte de Sharon, mas em Gaza militantes do Hamas, facção política que controla a Faixa de Gaza, comemoraram o falecimento do ex-premiê israelense, que definiram como "momento histórico". "Nós nos tornamos mais confiantes na vitória com a partida desse tirano", disse o porta-voz do Hamas, Sami Abu Zurhi, cujo movimento prega a destruição do Estado de Israel.

"Nosso povo hoje sente extrema felicidade com a morte a partida desse criminoso, cujas mãos estão sujas com o sangue de nossa gente e de nossos líderes, aqui e no exílio", continuou o porta-voz..

Já o dirigente da organização palestina Fatah, Jibril Rabub, classificou Sharon como "um criminoso responsável pelo assassinato de [Yasser] Arafat", em entrevista à AFP. "Esperávamos que [Sharon] comparecesse perante à Corte Penal Internacional como criminoso de guerra", disse Rabub à AFP.