Topo

Sob críticas, votação de referendos separatistas se encerra na Ucrânia

Do UOL, em São Paulo

11/05/2014 14h20

Foram encerradas às 20h (14h no horário de Brasília) deste domingo (11) as votações organizadas por grupos separatistas ucranianos pró-Rússia, que pedem a independência das regiões de Donetsk e Luhansk, no leste da Ucrânia. O resultado dos referendos devem ser divulgados nesta segunda-feira (12).

Os dois referendos foram marcados por conflitos e por declarações contrárias do governo ucraniano e da França.

Durante a votação, as milícias simpáticas ao regime de Moscou anunciaram que formarão órgãos estatais e um exército próprios e que os soldados do governo de Kiev serão considerados "ocupantes" assim que saírem os resultados dos referendos.

Nas últimas semanas, os rebeldes tomaram prédios do governo e entraram em confronto com a polícia e as tropas ucranianas nestes territórios. O presidente russo Vladimir Putin chegou a pedir a suspensão do referendo, mas não foi atendido.

O governo ucraniano declarou o referendo separatista como ilegítimo e disse que ele não afetará a integridade do país.

"A realização em 11 de maio do 'referendo' ilegítimo sobre o status das regiões de Donetsk e Lugansk não tem nenhum valor jurídico nem terá consequências legais para a integridade da Ucrânia", disse em nota o Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia.

O presidente francês François Hollande rejeitou o referendo, dizendo que o único voto que importa é a eleição presidencial em 25 de maio.

Hollande também renovou a ameaça de lançar uma nova onda de sanções se a eleição presidencial não for realizada como planejado.

 (Com agência internacionais)