Topo

Paris estende para crianças programa de bicicletas públicas

 Crianças andam de bicicletas obtidas pelo programa P"tit Vélib, às margens do rio Sena, em Paris, (França), no dia da inauguração do esquema - Remy de la Mauviniere/AP
Crianças andam de bicicletas obtidas pelo programa P'tit Vélib, às margens do rio Sena, em Paris, (França), no dia da inauguração do esquema Imagem: Remy de la Mauviniere/AP

Do UOL, em São Paulo

19/06/2014 14h18Atualizada em 19/06/2014 14h18

A Prefeitura de Paris inaugurou na última quarta-feira (18) a extensão de seu bem-sucedido programa de aluguel de bicicletas públicas, o Vélib, para o público infantil.

O P'tit Vélib coloca à disposição de crianças a partir de 2 anos de idade 300 bicicletas em cinco pontos ao redor da capital da França, informou o jornal "The Guardian".

O programa foi descrito pelas autoridades parisienses como pioneiro no mundo. O objetivo é que as pessoas se acostumem desde criança com o uso de transportes "verdes" e sejam encorajadas a praticar o ciclismo "porque bons hábitos começam cedo".

Estão disponíveis quatro tamanhos diferentes de bicicletas -- sem pedais para crianças de 2 a 4 anos, com "rodinhas" para crianças entre 3 e 5 anos, e dois modelos maiores para crianças que já saibam pedalar; 

A ideia de implantar o programa para os pequenos surgiu depois que, em uma pesquisa em 2012, a prefeitura descobriu que 86% das famílias de Paris tinham interesse no serviço. 

O aluguel das bicicletas custará entre 4 euros e 6 euros a hora e não mais que 12 euros por dia. Também é possível obter capacetes. 

O Vélib para adultos existe desde julho de 2007 e consiste em 14 mil bicicletas espalhadas por 1.230 pontos de Paris. 

Programa semelhante disponível em Londres, no Reino Unido, coloca à disposição da população 10 mil bicicletas em 720 estações.