Topo

Sequência de explosões de gás em Taiwan deixa pelo menos 20 mortos

Do UOL, em São Paulo

01/08/2014 03h59

Uma sequência de explosões, causada por um vazamento de gás, causou a morte de ao menos 24 pessoas, e deixou mais de 270 feridas na segunda maior cidade de Taiwan, na madrugada desta sexta-feira (1º). As chamas atingiram até 15 andares de altura, incendiando blocos inteiros de prédios e reduzindo pequenas lojas a escombros.

O vazamento teria começado por volta das 21h locais (10h de Brasília), e menos de três horas depois, ocorreram explosões em uma área de cerca de 3 km² no distrito de Cianjhen, repleto de lojas e prédios de apartamentos, e cujas ruas ficaram como trincheiras de guerra.

Milhares de pessoas estão sendo levadas para escolas e outras instituições em regiões não afetadas pelos vazamentos de gás. Segundo dados do Serviço Nacional de Bombeiros de Taiwan, quatro soldados morreram e outros 22 se feriram no combate às chamas. A imprensa local sugere que o número total de mortos deve subir acentuadamente.

Pela manhã, os bombeiros haviam recuperado o controle da situação no bairro. Segundo o ministro da Econômia, Chang Chia-juch, avaliações iniciais sugerem que a explosão foi causada por um vazamento de propileno, material utilizado na produção de plásticos e tecidos. Duas das empresas petroquímicas mais importantes de Taiwan disseram que suas operações não foram afetadas pela explosão.

O presidente de Taiwan, Ma Ying-jeou, pediu "uma ação contundente" nas operações de resgate e salvamento, e prometeu medidas duras para evitar a repetição de incidentes semelhantes.

"Vamos fazer novos acordos e inspeções para evitar esse tipo de desastre ocorra novamente", disse Ma.

Crateras e escombros

A explosão lançou chamas pelo bairro e muita fumaça. Labaredas subiam de esgotos e sarjetas, e a rede de água estourou, jorrando pelas ruas. Moradores disseram que edifícios sacudiram como se houvesse um terremoto, derrubando pequenas lojas e virando carros.

Uma testemunha disse que pensou a princípio que tinha ocorrido um vazamento de "gás venenoso" da antiga via da ferrovia e de uma obra do sistema de transporte rápido de Kaohsiung. "Vi fogo estourando alguns bueiros. Foi aterrorizante", afirmou.

O corpo de um motociclista estava coberto por um lençol ao lado de seu veículo atingido e um outro corpo tinha sido colocado sobre uma laje de concreto ao lado de pilhas de escombros, enquanto vítimas sufocadas pela fumaça eram ressuscitados na rua.

As equipes de resgate formaram uma corrente para puxar dezenas de feridos de uma vasta cratera na rua e abriram caminho através de pilhas de escombros para transportar os feridos para longe em macas. As autoridades de Kaohsiung criaram um centro de emergência para coordenar a operação de resgate. (Com agências internacionais)