Topo

Papa Francisco diz ter "dois ou três anos" de vida e que pode se aposentar

Francisco conversa com jornalistas durante o voo da companhia Korean Airlines que o levou de volta para o Vaticano, após uma visita de cinco dias à Coreia do Sul - Daniel dal Zennaro/Efe
Francisco conversa com jornalistas durante o voo da companhia Korean Airlines que o levou de volta para o Vaticano, após uma visita de cinco dias à Coreia do Sul Imagem: Daniel dal Zennaro/Efe

Do UOL, em São Paulo

19/08/2014 08h43Atualizada em 19/08/2014 09h06

Em tom de brincadeira, o papa Francisco, 77, especulou sobre sua própria morte pela primeira vez, dando a si mesmo mais "dois ou três anos de vida" mas não descartando uma aposentadoria antes disso. 

As declarações foram feitas a jornalistas que o acompanhavam no voo de volta da Coreia do Sul, onde o papa esteve por cinco dias. 

Ao ser questionado pelos repórteres sobre sua popularidade global, Francisco afirmou: "Vejo isso como uma generosidade do povo de Deus. Tento pensar nos meus pecados, nos meus erros e não ficar orgulhoso. Porque eu sei que durará pouco tempo. Dois ou três anos e irei para a casa do Pai".

Segundo Francisco, aposentar-se é uma possibilidade "mesmo que os teólogos não gostem dela".

"Bento 16 abriu a porta", acrescentou, lembrando seu predecessor, hoje papa emérito, que se aposentou em 2013 ao não se sentir mais apto a realizar suas funções. 

O papa Francisco afirmou que tem um "problema de nervos" que requer tratamento.

"Tenho de tratar-lhes bem, esses nervos, dar-lhes mate [chimarrão] todos os dias", brincou. (Com agências de notícias)