Topo

Itamaraty faz contato com 209 brasileiros no Nepal e todos passam bem

Do UOL, em São Paulo

30/04/2015 20h18

Passados três dias do pior terremoto a atingir o Nepal nos últimos 80 anos, a Divisão de Assistência Consular do Itamaraty e a Embaixada do Brasil em Katmandu conseguiram fazer contato com 209 brasileiros que estão no país asiático localizado na região do Himalaia. Segundo o Itamaraty, todos os localizados passam bem. Até o momento, segundo contatos feitos por familiares ou conhecidos com o Itamaraty, há registro de que haveria um total de 218 de brasileiros no Nepal.

Seguem não existindo informações sobre a presença de brasileiros entre os mortos e três brasileiros tiveram ferimentos. Dois tiveram ferimentos leves e um quebrou a perna, mas já recebeu atendimento médico e passa bem.

Por volta do meio dia do último sábado (25), horário local –madrugada de sábado no horário de Brasília– um terremoto de magnitude 7,8 devastou o país asiático provocando mais de 5.000 mortes e afetando mais de 8 milhões de pessoas.

O abalo teve o epicentro a cerca de 80 quilômetros da capital nepalesa e foi sentido em outros países, como a Índia, China, Bangladesh e o Paquistão. No domingo (26), um segundo tremor de magnitude 6,7 agravou ainda mais a situação no país.

Desde o forte tremor de terra, o NAB (Núcleo de Assistência a Brasileiros) do Itamaraty tem funcionado 24h, acompanhando em tempo real a situação dos brasileiros no Nepal e mantendo contato direto com as famílias no Brasil.

A Embaixada do Brasil em Katmandu montou um centro de atendimento a brasileiros no aeroporto da cidade.

O Ministério das Relações Exteriores também montou um posto de atendimento no aeroporto de Nova Déli, principal rota aérea de saída de Katmandu, para auxiliar os brasileiros que deixam o Nepal e fazem escala na Índia.