Topo

Fotógrafo exalta beleza de cães pretos e luta contra estereótipos negativos

Collin Binkley

Em Maynard (EUA)

16/06/2015 10h36

O fotógrafo profissional de animais de estimação Fred Levy conta que era um dia de verão em um parque para cães quando ouviu uma conversa que não saiu mais da mente.

Uma mulher estava falando sobre a "síndrome do cão preto": o mito de que os cães desta cor são menos propensos a ser adotados do que aqueles menos escuros ou de pelos claros, talvez por superstição ou mito de que estes cães são agressivos. Especialistas debatem se isto é um mito ou realidade, mas Levy ficou abalado.

"Um cão não deve ser subestimado apenas pelo seus pelos", disse Levy. "Trata-se de um elemento secundário em relação ao cão".

A visita ao parque foi há quase dois anos, mas inspirou Levy a iniciar um projeto que ainda está ganhando a atenção internacional. Ele se chama "Black Dogs Project" (projeto dos cães pretos, em tradução livre do inglês), e consiste em uma série de fotos que mostra este tipo de cão em fundos pretos, com o objetivo de capturar a sua beleza e combater os estereótipos negativos.

As fotos provocaram comoção na internet e rapidamente se tornaram um viral. Os comentários foram de elogios aos detalhes que Levy capturou em cada retrato: olhares com alma ou as orelhas de um poodle com pelos tão volumosos que foram comparados com flores. Segundo o site Tumblr, o blog de Levy foi um dos mais "virais" de 2014.

Levy, 45, fez tudo em seu estúdio no porão de sua casa em Maynard, no Estado norte-americano de Massachusetts, onde vive com sua mulher, dois filhos e um cão da raça terrier preto e branco chamado Toby.

"Eu sabia que este projeto comoveria dois grupos diferentes", disse Levy. "Os amantes de animais iriam se encantar e os fotógrafos gostariam pelo bom trabalho feito".

Depois de encarar a grande atenção do público, Levy decidiu publicar as fotos em livro. Está programado para ir à venda em setembro, nos EUA, sob o título "Black Dogs Project: Extraordinary Black Dogs and Why We Can't Forget Them" (projeto dos cães pretos: os extraordinários cães pretos e por que nós não podemos esquecê-los, em tradução livre do inglês). Parte dos rendimentos será destinada a um grupo de resgate de labradores de San Diego.