Topo

Donald Trump usa imagem de soldados nazistas em campanha e culpa estagiário

Imagem distribuída pela campanha de Trump no Twitter; no pé, à direita, os soldados - Twitter/Reprodução
Imagem distribuída pela campanha de Trump no Twitter; no pé, à direita, os soldados Imagem: Twitter/Reprodução

Do UOL, em São Paulo

15/07/2015 10h02

O pré-candidato republicano à Presidência dos EUA Donald Trump divulgou na terça-feira (14) em sua conta do Twitter uma imagem sua com soldados de uniforme nazista ao fundo. Após a gritaria na imprensa e nas mídias sociais, o porta-voz de sua campanha culpou o estagiário pela gafe. A imagem foi apagada.

“Um jovem estagiário criou e postou a imagem e não viu as figuras desbotadas no fundo. O estagiário pediu desculpas e imediatamente apagou o tuíte", afirmou o porta-voz. 

As "figuras desbotadas" usavam o uniforme da Waffen-SS, segundo a Biblioteca Virtual Judaica.

A pré-candidatura de Trump tem sido cercada de polêmicas.

No discurso de apresentação de sua candidatura, o magnata disse que "quando o México envia (aos EUA) sua gente, não envia os melhores. Envia as pessoas que tem muitos problemas, que trazem drogas, crime, são estupradores", embora tenha destacado que "alguns deles são boas pessoas".

Como solução, Trump propôs erguer um "grande muro" na fronteira entre os dois países, e que "o México pague por ele".

Recentemente, ele usou a fuga do narcotraficante Joaquín "O Chapo" Guzmán para aumentar suas críticas contra os imigrantes.

"O maior senhor da droga do México escapou da prisão. Incrível a corrupção e os EUA pagam o preço. Eu avisei!", destacou o milionário empresário em sua conta no Twitter. (Com agências internacionais)