Topo

Após comentário racista de Trump, TV deixa de transmitir concurso de miss

Richard Drew/AP
Imagem: Richard Drew/AP

Em Miami

25/06/2015 13h29

A rede hispana de televisão Univisión anunciou nesta quinta-feira que rompeu relações com o império de mídia de Donald Trump por causa dos comentários do pré-candidato republicano à Casa Branca sobre os imigrantes mexicanos.

"A empresa está pondo fim a sua relação comercial com a Miss Universe Organization, que pertence em parte a Trump, como consequência de seus comentários ofensivos sobre os imigrantes mexicanos", assegurou em comunicado a Univisión.

A rede americana informou que não trasmitirão o concurso Miss EUA no próximo dia 12 de julho nem trabalharão "em nenhum outro projeto associado à Trump Organization".

A decisão da Univisión se soma às reações indignadas na comunidade hispana e na América Latina, entre eles o do grupo mexicano Maná, de Emilio e Gloria Estefan, e do líder sindical Dolores Huerta, entre muitos outros.

O magnata americano assinalou em seu discurso de apresentação de sua candidatura que "quando o México envia (aos EUA) sua gente, não envia os melhores. Envia as pessoas que tem muitos problemas, que trazem drogas, crime, são estupradores", embora tenha destacado que "alguns deles são boas pessoas".

Como solução, Trump propôs erguer um "grande muro" na fronteira entre os dois países, e que "o México pague por ele".

Trump, no entanto, acusou os meios de comunicação de "distorcer" seus comentários sobre os imigrantes mexicanos.

"Na Univisión vemos de primeira mão a ética laboral, amor pela família e sólidos valores religiosos dos imigrantes mexicanos e americanos de origem mexicana, como também o grande papel que tiveram e continuam tendo em forjar um futuro para nosso país", assegurou a divisão de Entretenimento da Univisión.

A emissora esclareceu, no entanto, que vai continuar com a cobertura informativa do pré-candidato republicano à presidência, da mesma forma como o fará com os outros pré-candidatos às presidenciais de 2016.