Obama elogia dinamismo e prevê grande desenvolvimento econômico na África
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, elogiou neste sábado o dinamismo da África, um "continente em movimento" e "a região que cresce mais rápido no mundo", com a constante expansão da classe média e dos salários.
Obama, que está em visita oficial ao Quênia, país onde nasceu seu pai, abriu hoje em Nairóbi a Cúpula Global de Empreendedores (GES, na sigla em inglês), e afirmou que o crescimento africano beneficiará os demais continentes.
Em seu discurso, o presidente americano disse que os empreendedores entendem que boas ideias "não dependem do sobrenome ou da procedência", apesar de ressaltar que grande parte da população ainda está longe de ter esse tipo de oportunidade.
"Os empreendedores criam postos de trabalho e propõem uma alternativa positiva para jovens que não veem um futuro. Por isso, é preciso conseguir o financiamento e o apoio necessário para que esses negócios decolem", disse o presidente americano.
A GES, uma iniciativa lançada por Obama em 2009, reúne em Nairóbi mais de 1.000 empreendedores e investidores de 120 países. O objetivo é a apresentação de projetos inovadores, o intercâmbio de ideias e a busca por novas formas de financiamento.
O fato de o Quênia ter sido escolhido como a sede da edição deste ano representa a importância da África, e especialmente do próprio país anfitrião, como um dos centros de inovação empresarial e de novas oportunidades para empreendedores, sobretudo no que diz respeito às mulheres e aos jovens.
Esta é a quarta vez que Obama viaja à África Subsaariana como presidente dos EUA. Além do evento, ele se reunirá com o presidente do país, Uhuru Kenyatta, para tratar de questões comerciais e de segurança. Depois, também visitará a Etiópia, onde se encontrará com vários líderes da região e dará um discurso na União Africana.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.