Topo

Abraçado a cachorros, casal aguarda resgate em telhado no Japão

Kyodo News via AP
Imagem: Kyodo News via AP

Do UOL, em São Paulo

11/09/2015 16h12

Agarrados a seus cães, uma família da cidade de Joso, no Japão, aguardou no telhado de uma casa até ser resgatado por helicóptero. O casal não abriu mão de salvar os animais durante a retirada, apesar do risco de a casa ser levada pela enxurrada que atingiu a região.

A equipe de resgate primeiro retirou a mulher e um dos cães, e depois içou o homem e o segundo cão em meio ao vento e às chuvas.

A catástrofe natural foi causada pela passagem do tufão Etau, que chegou ao arquipélago japonês na última quarta-feira e, desde então, vem causando fortes chuvas, inundações e deslizamentos de terra em várias áreas do centro, do leste e do nordeste do país. As chuvas deixaram pelo menos três mortos e 26 desaparecidos.

Imagens aéreas mostram casas sendo arrastadas pela corrente e moradores de Joso acenando para pedir ajuda, enquanto embarcações do Exército tentam resgatar a população e helicópteros retiram pessoas dos telhados.

As áreas mais atingidas foram as regiões de Ibaraki, no leste, e Miyagi, no nordeste, onde as precipitações atingiram níveis recordes, causando o transbordamento de dois rios e a inundação de grandes áreas habitadas. 

Na cidade de Joso, em Ibaraki, a ruptura repentina de uma barragem do rio Kinugawa na quinta-feira arrasou uma zona residencial próxima e alagou uma área total de 32 quilômetros quadrados, o que afetou cerca de 6.500 casas. (Com agências internacionais)