Topo

Líder do Estado Islâmico é finalista entre personalidades do ano da "Time"

Do UOL, em São Paulo

09/12/2015 10h34

O líder do grupo extremista Estado Islâmico, Abu Bakr Al-Baghdadi, aparece como um dos oito finalistas da lista de personalidades do ano da revista norte-americana "Time". 

A revista lembra que Baghdadi "inspirou seguidores a lutar por seu auto-declarado califado no Iraque e na Síria e também protagonizar ataques na Tunísia e na França".

A lista é compilada pelos editores da revista, e o vencedor será anunciado nesta quarta-feira (9).

Outros finalistas são o pré-candidato republicano à Presidência dos EUA Donald Trump; os líderes da Alemanha, Angela Merkel, da Rússia, Vladimir Putin, e do Irã, Hassan Rouhani; a transsexual Caitlyn Jenner; o CEO do aplicativo Uber, Travis Kalanick; e ativistas do movimento Black Lives Matter.

Putin foi indicado como o homem "que desafiou as sanções do Ocidente contra suas atividades militares na Ucrânia" e teve também um papel "crítico mas precário na guerra contra o EI". 

Sobre Trump, a revista diz que sua "retórica populista fez com que ele se tornasse um líder na corrida presidencial e levantou debate sobre o futuro do partido". A última polêmica envolvendo o republicano foi sua defesa de que os EUA impeçam a entrada de muçulmanos no país.