Topo

Número de mortos após tremor em Taiwan chega a 18; 132 ainda estão sob escombros

Do UOL, em São Paulo

06/02/2016 22h12

O número de vítimas no terremoto de magnitude 6,4 que atingiu Taiwan na madrugada de sábado (hora local) chegou a 18. Segundo autoridades, há ainda 465 feridos, 338 resgatados e 132 pessoas soterradas pelos escombros de um prédio que desmoronou na cidade de Tainan, a mais atingida pelo tremor.

A tragédia ocorreu na véspera da maior festividade anual de Taiwan, a do Ano Novo Lunar, na qual milhões de pessoas se reúnem com familiares.

A maioria das vítimas que morreram, incluindo uma menina que havia nascido apenas dez dias atrás, estava no edifício Weiguan Jinlong, na cidade de Tainan. Os trabalhos de resgate são dificultados pela falta de luz natural ao anoitecer, pelo frio e o perigo de explosões. Paralelamente, equipes de ajuda do governo e várias ONGs socorrem e alimentam sobreviventes.

No epicentro do acidente se alternavam cenas de alegria --como a de uma mulher que presenciou o resgate de seu marido-- e as de angústia, como o caso de uma mãe que foi retirada dos escombros sem seus dois filhos, e que por isso implorava para ela mesma ir em sua busca.

Outro caso que chamou a atenção foi o resgate de dois meninos graças ao miado de seu gato, o que alertou os bombeiros.

O panorama em Tainan é devastador, com edifícios derrubados, outros com andares destruídos e alguns inclinados e danificados em seus alicerces. Devido ao vazamento de gás, o fornecimento de energia elétrica foi cortado para evitar explosões e um posto de combustíveis da região desses edifícios foi fechado.

Vários automóveis e motos ficaram esmagados sob os edifícios, e um campo de golfe local sofreu grandes rachaduras, algumas de mais de dois metros de profundidade.

O trem de alta velocidade que liga o sul ao norte da ilha interrompeu seus serviços, em um dia no qual muitos taiuaneses que vivem no populoso norte vão ao sul para comemorar, na noite de domingo, com seus familiares, a chegada do Ano Novo Lunar.

Os moradores afetados por desmoronamentos perderam quase todos os seus pertences, e em um dos edifícios, onde havia uma agência bancária, ficaram debaixo da terra 30 milhões de dólares taiuaneses em espécie (aproximadamente US$ 1 milhão).

Os sismólogos taiuaneses advertiram que ainda são esperados outros tremores de mais de seis graus na ilha neste ano, sem descartar que isto ocorra nas próximas semanas.

Abalo sísmico

O terremoto de magnitude 6,4 teve seu epicentro a 16,7 quilômetros de profundidade na cidade de Meinung, ao sul de Taiwan, e sacudiu o sul da ilha às 3h57 de sábado (hora local; 17h37 de sexta-feira em Brasília), segundo o Serviço Meteorológico Central.

Muitos dos moradores do centro e do sul de Taiwan disseram que os tremores lhes lembraram o terremoto de 7,3 graus na escala Richter que em 21 de setembro de 1999 causou mais de 2.400 mortes na ilha. (Com Efe)