Morre parlamentar esfaqueada e baleada no norte da Inglaterra
Do UOL, em São Paulo
16/06/2016 13h16
A parlamentar britânica Jo Cox, de 41 anos, morreu nesta quinta-feira (16) em decorrência de ferimentos que havia sofrido ao ser baleada e esfaqueada em Birstall, no norte da Inglaterra. A informação foi divulgada pela polícia britânica em entrevista à imprensa.
Cox chegou a enfrentar o agressor, identificado como um homem de 52 anos, que foi preso. Ele também teria ficado ferido.
A parlamentar era partidária da permanência do Reino Unido na União Europeia (UE) e estava em Birstall (cerca de 350 km ao norte de Londres) para encontros com a comunidade sobre o tema. Segundo vários meios de comunicação internacionais, seu agressor gritou "Reino Unido primeiro!", um lema da ultradireita britânica favorável à saída britânica do bloco europeu.
A realização do referendo pela saída ou permanência do Reino Unido na UE, o chamado 'Brexit' (British exit ou saída britânica, em um jogo de palavras em inglês) está prevista para o dia 23 de junho.
Em reação ao ataque à parlamentar, todas as campanhas pelo referendo foram suspensas por tempo indeterminado.
Cox foi agredida nesta quinta-feira no local onde participaria de um encontro com eleitores. Ex-ativista, ela já tinha atuado com temas como imigração e conflito na Síria. Ela tinha dois filhos.
"A polícia foi avisada de um incidente na rua Market, em Birstall, onde uma mulher de 40 anos sofreu ferimentos graves e se encontra em condição crítica", havia afirmado mais cedo a polícia, em um comunicado.
As autoridades policiais acreditam que este tenha sido um ataque isolado. As armas usadas no crime foram recuperadas, mas a motivação continua desconhecida.
O líder do Partido Trabalhista, Jeremy Corbyn, afirmou que está chocado pelo "horrível assassinato".
The whole of the Labour family, and indeed the whole country, is in shock and grief at the horrific murder of Jo Cox pic.twitter.com/
O primeiro-ministro britânico, David Cameron, publicou palavras de pesar em sua conta no Twitter: "A morte de Jo Cox é uma tragédia. Ela era uma parlamentar comprometida e carinhosa. Meus pensamentos estão com seu marido Brendan e suas duas jovens filhas."
The death of Jo Cox is a tragedy. She was a committed and caring MP. My thoughts are with her husband Brendan and her two young children.
Cameron começava uma visita a Granada como parte da campanha pelo referendo e também suspendeu a agenda.
Brendan Cox, marido da parlamentar, divulgou uma nota em que diz:
"Ela iria querer que duas coisas, acima de tudo, acontecessem agora. Que nossas filhas preciosas sejam banhadas em amor, e que todos nos unamos para lutar contra o ódio que a matou. O ódio não tem crença, raça nem religião, ele é venenoso."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.