Topo

Cão é resgatado de escombros nove dias após terremoto na Itália

Do UOL, em São Paulo

03/09/2016 16h21

Um cão da raça golden retrevier foi resgatado dos escombros de uma casa em Amatrice, na Itália, nove dias depois do terremoto que atingiu o centro do país. A cidade foi a mais atingida pelo fenômeno natural, ocorrido no dia 24 de agosto. Na ocasião, o prefeito chegou a afirmar que metade dela já não existia mais.

Os bombeiros acompanhavam os proprietários do imóvel e donos do animal, que haviam voltado ao local recuperar alguns dos pertences deixados para trás após o terremoto, quando escutaram os latidos do cachorro, chamado Romeo. Segundo a agência Associated Press, o animal parecia desnorteado, mas não estava ferido.

Romeo passou cerca de 230 horas em água ou comida e só  conseguiu sobreviver tantos dias porque estava protegido por uma viga de metal que sustentava os escombros da casa onde vivia com seus donos.

No momento do tremor, os donos da casa dormiam no segundo andar. Eles conseguiram sair e passaram horas procurando Romeo, que estava no primeiro andar. Sem esperanças de encontrá-lo com vida, acabaram seguindo as orientações das autoridades de deixar o imóvel. 

O terremoto de magnitude 6,2 atingiu cidades e vilarejos montanhosos do centro do país, matando quase 300 pessoas, ferindo centenas e deixando milhares de pessoas sem casa ou com casas com risco de desabamento.

Os chalés de madeira pré-fabricados, tidos como solução para alojar os afetados pelo terremoto, devem demorar pelo menos 7 meses para chegar.