Topo

Homem com Down perde coleção de filmes após incêndio. E a internet resolveu ajudar

Mark Orsillo contou com apoio da irmã para reconstruir coleção de filmes - Reprodução/Facebook
Mark Orsillo contou com apoio da irmã para reconstruir coleção de filmes Imagem: Reprodução/Facebook

Colaboração para o UOL

17/07/2017 19h07

Quando um incêndio florestal destruiu a casa de Mark Orsillo e sua coleção de filmes, pessoas desconhecidas de várias partes do mundo se uniram no Facebook. Tudo para assegurar que o homem de 34 anos e com síndrome de Down recuperasse parte de seu querido acervo.

Orsillo e seus pais só tiveram 20 minutos para sair da sua casa em Oroville, na Califórnia, assim que o fogo se aproximou na noite do sábado (8). Danielle Devine, irmã de Orsillo, correu para ajudar o seu irmão a recolher os seus pertences durante o incêndio. Mas pôde fazer pouco.

Danielle conseguiu encher duas sacolas, mas ela sabia que precisava resgatar mais da coleção de 300 filmes de Orsillo. Com o tempo se esgotando e sem segurança para o resgate, ela só conseguiu salvar 20 DVD's. Seus pais, Steve e Vicki Orsillo, ainda salvaram o que eles conseguiram jogar no carro.

Quando a família voltou para a cena do incêndio, viu que a casa que viveram por 27 anos estava completamente perdida. Nada mais podia ser recuperado.

“O apartamento do Mark é grudado com a casa dos meus pais, e ambos ficaram completamente acabados. Esta era a casa da nossa infância”, disse Danielle para o site da revista People.

Além da perda da casa, o irmão de  Danielle ainda teve que lidar com o fim da sua coleção. “Os DVD's são todos de Mark. Ele os assiste, fala sobre eles, os coleciona e organiza. Este é o seu hobby”, explicou a mulher.

Durante a última semana, em um esforço para diminuir a dor de Orsillo, Danielle postou no Facebook um pedido para as pessoas doarem DVD's que não usam para o seu irmão. “Ele é um colecionador de filmes e perdeu centenas deles. Isto é muito difícil para ele”.

Não demorou muito tempo para ela conseguir o seu objetivo. Depois de algumas horas, estranhos de várias partes do mundo deixaram comentários no post dizendo que enviariam filmes para Orsillo. “As respostas foram incrivelmente surpreendentes”, reconheceu Danielle, que disse que a coleção do irmão já aumentou para 400 DVDs - número que ainda pode passar de 1.000.